Menu

Após divulgação de balanço financeiro, Sindicato solicita novas informações ao CPqD

  • Escrito por
  • Seja o primeiro a comentar!

A direção do CPqD divulgou recentemente comunicado aos seus profissionais prestando esclarecimentos sobre a situação financeira da instituição. No vídeo apresentado, Sebastião Sahão Junior, presidente do CPqD, classifica o gesto como uma resposta às reivindicações por maior transparência feitas durante a última campanha salarial.

O SINTPq e sua diretoria receberam a atitude de forma positiva. Somente através de ações como essa, o CPqD poderá exercer seu dever enquanto fundação, garantindo a devida transparência aos funcionários e sua entidade representativa.

Aproveitando a postura recém adotada pela empresa, a direção do SINTPq solicita publicamente que o CPqD apresente outras informações que são de fundamental importância para uma devida avaliação contábil da instituição.

Durante a última campanha salarial, o Sindicato contratou os serviços de um contador para realizar uma análise contábil com base nos relatórios anuais do CPqD. Esse trabalho já rendeu um relatório preliminar e, para complementar sua avaliação, o profissional responsável apresentou a seguinte relação de informações pendentes, referentes a 2016:

  • Balanço patrimonial ao final do período;
  • Demonstração do resultado do período;
  • Demonstração do resultado abrangente do período;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
  • Demonstração dos fluxos de caixa do período;
  • Demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
  • Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e
  • Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis. (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.376/11)

Além dos itens acima, o contador solicitou o Parecer da Auditoria, a avaliação realizada na BrPhotonics e as demonstrações financeiras (contábeis) das controladas e coligadas.

O Sindicato acredita que, após seu recente gesto, a diretoria do CPqD não praticará nenhuma forma de “meia transparência” e concordará em fornecer as informações aqui mencionadas.

A direção do SINTPq espera que a empresa apresente resposta ao Sindicato e aos trabalhadores o mais breve possível.

Leia mais ...

Mundo mobile: Venha debater essa nova realidade e suas tendências

  • Publicado em Acontece
  • Escrito por
  • Seja o primeiro a comentar!

Você já imaginou como seria a história da Chapeuzinho Vermelho adaptada para a nossa realidade atual? Já pensou o que mudaria na velha narrativa dos Irmãos Grimm se Chapeuzinho carregasse um smartphone durante o seu passeio pela floresta, se o caçador pudesse localizá-la rapidamente e se os lobos estivessem conectados? O próximo encontro promovido pelo Café SINTPq abordará essa nova versão da história, debatendo como o cenário de crescente mobilidade digital afeta nossas vidas.

Quem nunca levou uma bronca dos pais, companheiros(as) ou amigos por não sair do smartphone? Esse assunto literalmente está na mão de todos e será tema de debate livre e aberto a toda comunidade no dia 6 de julho, nas novas instalações do SINTPq. O evento começa às 18h30 com um “comes e bebes” oferecido aos presentes.

A partir das 19h, tem início a atividade conduzida pela palestrante Virgínia Duarte, MBA em gestão empresarial, mestre em Sociologia e com créditos de doutorado em Políticas Científicas e Tecnológicas, além de ex-gerente da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), onde atuou realizando pesquisas e ministrando palestras sobre tendências tecnológicas, novos modelos de negócios, mercado de trabalho e ecossistemas digitais.

Venha conhecer as possibilidades da comunicação mobile, suas tendências de negócio e impactos na sociedade. A iniciativa é uma parceria entre Sindicato e TIC em Foco, site especializado na produção e disseminação de dados e informações sobre tecnologia, inovação e comunicação, além da promoção de eventos e debates relacionados ao tema (www.ticemfoco.com.br).

Reserve um horário em sua agenda, manifeste interesse em nosso formulário e venha conhecer mais sobre essa tendência tecnológica e de mercado.

Sobre o Café SINTPq
O Café SINTPq tem como objetivo abordar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos com a sociedade, mostrando como o trabalho dos pesquisadores interfere diretamente no cotidiano das pessoas. Nas edições anteriores, o Café SINTPq abordou temas como Software Livre, Impressão 3D, Biocombustíveis e Tecnologias Assistivas.

Agende-se

Data: 06/07
Horário: Café 18h30 | Palestra 19h
Local: Auditório do SINTPq. Av. Esther Moretzshon Camargo, 61, Parque São Quirino - Campinas-SP

Leia mais ...

SINTPq participa de "esquenta" para a Greve Geral

  • Escrito por
  • Seja o primeiro a comentar!

Paulo Porsani e Filó Santos, diretores do SINTPq, e Carlos Fábio, presidente da CUT Campinas, em "esquenta" para a Greve Geral

O dia 20 de junho foi marcado por mobilizações em todo país contra os retrocessos das reformas trabalhista e previdenciária. As ações foram convocadas pelas centrais sindicais e frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e promoveram um "esquenta" para a Greve Geral do próximo dia 30.

O SINTPq não ficou de fora dessa importante data e participou com panfletagens em sua categoria pela manhã e fortalecendo a manifestação realizada ao final do dia, no Largo do Rosário, centro de Campinas.

A mobilização teve início às 17h com panfletagem e diálogo com os trabalhadores que circulavam pelo local. A ação também contou com falas de lideranças sindicais e de movimentos populares. 

Na capital Paulista, o dia de mobilização foi encerrado com ato às 17h, na Praça da Sé (foto). "Hoje nós vencemos uma batalha (reprovação da reforma trabalhista na comissão do Senado), mas queremos vencer a guerra", declarou Sérgio Nobre, secretário geral da Central Única dos Trabalhadores.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS