Amazul apresenta respostas sobre PAMSE e campanha salarial 2019
Após receber ofício do sindicato, a direção da Amazul apresentou resposta oficial sobre a questão do PAMSE e da campanha salarial 2019. Confira abaixo as manifestações da empresa:
PAMSE Campanha salarial 2019 Tendo em vista as incertezas do Dissídio Coletivo — 2018, tanto quanto a aplicação do reajuste como dos demais itens da Sentença do TRT/SP, achamos por bem deixarmos para proferir nova mesa de negociação para a segunda quinzena de janeiro/2019. |
Em relação ao PAMSE, o SINTPq lamenta a demora nas tratativas e a ausência de uma proposta da empresa que não prejudique os funcionários. O sindicato buscou, por meio do diálogo, encontrar alternativas que evitassem um abandono em massa do plano, o que causaria sua inviabilidade financeira.
Com a aplicação do reajuste, o SINTPq não terá alternativa a não ser iniciar uma ação judicial defendendo os direitos de seus associados. É importante lembrar que as negociações e seus resultados são válidos para todos os funcionários. Todavia, com o fim da contribuição sindical obrigatória, eventuais ações judiciais contemplarão apenas os sindicalizados, pois demandam custos com o departamento jurídico e, portanto, devem beneficiar as pessoas que contribuem com a manutenção do SINTPq.
Sobre a campanha salarial 2019, o sindicato acredita que, com a mudança no Governo Federal, a empresa deveria buscar resolver essa questão ainda neste ano. Entretanto, infelizmente, a direção da Amazul não pensa dessa forma.
Com a proximidade do fim do ano, o SINTPq irá aguardar a retomada das negociações em janeiro, como anunciado pela empresa. Havendo novidades, uma assembleia será convocada para que os profissionais definam os próximos passos da campanha salarial.
Por fim, o sindicato ressalta que a recente decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garantiu a validade das cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) até 31 de dezembro de 2019. Dessa forma, os benefícios estão assegurados nesse período, o que representa mais uma vitória da greve realizada em março. Com essa garantia, a campanha salarial será voltada para os índices de reajuste a serem aplicados.
Reajuste: Sindicato cobra cumprimento da decisão judicial
Em ofício encaminhado para a direção da Amazul na sexta-feira, dia 14, o SINTPq cobrou a aplicação imediata do reajuste determinado pela justiça. Confira:
- • Considerando que os trabalhadores da AMAZUL não receberam qualquer reajuste salarial em janeiro de 2018 data base da categoria;
- • Considerando que, no processo 1000875-98.2018.5.00.0000, o Ministro Presidente do TST deferiu em parte o pedido da AMAZUL e recebeu o recurso ordinário com parcial efeito suspensivo, determinando que a empresa conceda imediatamente reajuste salarial de 2,93% nos seguintes cláusulas 3ª-Reajuste Salarial, 5ª-Alimentação, 6ª-Cesta Alimentação, 10ª-Auxílio Creche e 12ª-Auxílio ao Filho Portador de Necessidades Especiais, até que a Seção de Dissídios Coletivos do TST julgue o mérito do recurso ordinário;
- • Considerando que a nova sistemática processual não prevê que os embargos de declaração possuem efeito suspensivo, sendo certo que a decisão embargada preserva a sua eficácia plena;
- • Solicitamos a aplicação imediata da decisão judicial que garante o reajuste de 2,93% a todos os trabalhadores retroativos a janeiro de 2018 e que, no mínimo, aplique-se o valor de 2,07%, correspondente ao INPC do período de 01/01/2017 a 31/12/2017, objeto de embargos de declaração por parte da empresa da decisão judicial.
Atenciosamente,
Márcio Martins da Silva
Diretor SINTPq
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...