No dia 19 de maio, um domingo, a partir das 10h, a Quadra dos Bancários será palco da Feira Negritude Faz Arte, uma iniciativa da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da secretaria de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
O evento, que terá entrada gratuita com a sugestão de doação de 1kg de alimento para a campanha Bancário Solidário, oferecerá uma variedade de atividades e atrações. Estão programados espaços de debates, literatura, gastronomia, aulas de discotecagem e charme, além da presença de expositores independentes comercializando seus produtos. A música também marcará presença com shows de artistas como DJ Priscila Groove, Pagode na Disciplina com participação de Walmir Borges, e DJ Latif e convidados (Amiri, Billy Saga, Fator Paty e Fábio Boca).
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato, Karen de Souza, destaca a importância de celebrar e reconhecer a cultura afrodescendente como parte fundamental da identidade e história mundial. Ela ressalta que eventos como a Feira Negritude Faz Arte são essenciais para promover a diversidade, a inclusão e o entendimento mútuo.
Além de proporcionar momentos de celebração, a Feira Negritude Faz Arte também propõe uma reflexão crítica sobre a narrativa oficial da abolição da escravatura no Brasil, lembrando que a abolição foi incompleta e insuficiente, deixando a população negra marginalizada e gerando impactos profundos na sociedade brasileira até os dias de hoje.
Diversos expositores já confirmaram presença na feira, incluindo nomes como Mama Nossa Cultura, Dendê da Maria, Odara Arte Asé, Cadernos Negros Literatura, entre outros.
Serviço:
Local: Quadra dos Bancários
Endereço: Rua Tabatinguera, 192, Centro, metrô Sé
Data: 19 de maio (domingo), a partir das 10h
Entrada: Gratuita (sugestão de doação de 1kg de alimento para a campanha Bancário Solidário