CPqD: Rodada negocial é finalizada e assembleia acontece na terça-feira (19)
Depois de muito diálogo e argumentação, sindicato e CPqD finalizaram a primeira rodada de negociações da campanha salarial deste ano. Com isso, a contraproposta da empresa será levada para avaliação e deliberação na terça-feira, dia 19, às 8h, na portaria principal do Polis.
Durante as tratativas, divididas em três reuniões negociais, foi possível avançar em relação às reivindicações deliberadas na última assembleia. Confira cada tópico abaixo.
Reajuste: Inicialmente, a empresa indicou que se limitaria à recomposição inflacionária. Entretanto, na última reunião entre as partes, realizada no dia 13/11, foi possível alcançar 3% de reajuste nos salários e benefícios. Considerando a inflação do período (2,54%), o percentual apresentado representa quase 0,5% de aumento real.
Ganhos acima da inflação são extremamente importantes, pois ampliam o poder de compra do trabalhador no longo prazo. Além disso, esse aumento tem reflexo nos demais direitos ligados ao salário, como FGTS, 13º, previdência, férias, entre outros.
Dias ponte: Com as negociações, foi possível manter os dias ponte sem necessidade de compensação. Esse item é muito importante para a qualidade de vida dos funcionários, pois possibilita que todos tenham mais tempo livre com suas famílias.
Antecipação da primeira parcela do 13º salário: A continuidade do benefício também foi garantida na negociação.
Banco de Horas: Desde o ano passado, a empresa manifesta desejo de implementar um Banco de Horas. Na campanha salarial deste ano, esse tópico foi negociado nos seguintes termos:
- • Sábados, domingos e feriados não entram no banco
- • Horário flexível entre 7h e 9h (entrada) e 16h e 18h (saída)
- • Horário núcleo entre 9h e 16h
- • Teto de 40h acumuladas
- • Limite de 2h diárias no banco
- • Compensação de 1h p/ 1h
- • Prazo de um ano para pagamento
Possibilidade de escolha entre Uniodonto e BB Dental: Este item é um dos pontos mais importantes da campanha salarial. Por meio da pesquisa de opinião realizada pelo SINTPq após a mudança no benefício, além do debate sobre o assunto promovido na última assembleia, foi possível demonstrar para a empresa toda a insatisfação causada e a viabilidade da proposta do sindicato. O CPqd já está tomando as medidas necessárias para a troca do fornecedor, ou inclusão de opção por segundo fornecedor, respeitando condições legais e contratuais.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores do CPqD a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada em 19 de novembro, às 8h, na portaria principal do Polis, para deliberar a seguinte ordem do dia:
1) Deliberação da contraproposta da empresa para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020;
2) Campanha de Sindicalização;
3) Outros assuntos.
Fica estabelecido que não havendo quórum, a Assembleia será realizada, em segunda convocação 15 minutos após, com qualquer número de presentes.
José Paulo Porsani
Presidente SINTPq
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...