Cultura | Curta ‘Milton Freire: um giro além da história’ é disponibilizado online; veja como assistir

Curta ‘Milton Freire: um giro além da história’ é disponibilizado online; veja como assistir

A obra trata da vida do poeta e escritor Milton Freire, primeiro usuário do sistema de saúde e ativista da luta antimanicomial

30/04/2024

Após um percurso em festivais nacionais e internacionais, o curta metragem ‘Milton Freire: um grito além da história’ foi disponibilizado para assistir online na plataforma Vevo. A obra trata da vida do poeta e escritor Milton Freire, primeiro usuário do sistema de saúde mental do Brasil a assumir abertamente sua condição de pessoa com um sofrimento mental severo e lutar publicamente por direitos.

No curta, Freire relembra as visões que o guiaram em sua reconstrução subjetiva, vividas em um período de crises, internações, choques elétricos, comas insulínicos induzidos e celas solitárias nos hospitais psiquiátricos da época.

Todo o material já é considerado uma obra chave para o debate sobre a luta antimanicomial brasileira, que tem seu mês de referência em maio.

Sinopse

O curta-metragem “Milton Freire, um grito além da história” é parte de um profundo mergulho no universo desse poeta que lutou durante toda sua vida pelo direito das pessoas usuárias do sistema de saúde mental do Brasil.

Nesses 20 minutos que compõem o filme, enquanto percorre os corredores da casa de Milton e as ruínas de um manicômio, o espectador é provocado a construir junto do personagem as imagens e sons que submergiram de seu inconsciente.

As ruínas do pavilhão 11 da Colônia Juliano Moreira no Rio de Janeiro, onde funcionou um manicômio nos moldes mais perversos que a psiquiatria brasileira já experimentou, são o palco onde Milton Freire faz ecoar pelas paredes a sua poesia improvisada.

Já em sua casa, Milton relembra um encontro extraordinário que teve com sua mãe, morta quando ele nasceu. As texturas compostas pelas paredes, corredores e janelas dão forma ao que há de mais misterioso no seu relato e, nesse labirinto particular, onde já se perdeu e se encontrou diversas vezes, Milton reconstrói sua subjetividade.

O choque entre o desejo impossível de se filmar imagens do inconsciente e a inexorável objetividade da realidade foi o disparador de uma sucessão de escolhas que deram origem a esse retrato audiovisual.

O curta foi selecionado em muitos festivais internacionais. E na Austrália, ganhou o prêmio da categoria Direitos Humanos. Em Portugal, ganhou menção honrosa.

Assista: https://vimeo.com/486436023/e2a192df13?share=copy