Notícias | Entidades se mobilizam contra desmonte de Doria na pesquisa

Entidades se mobilizam contra desmonte de Doria na pesquisa

Entidades que atuam em defesa da pesquisa pública estadual estão se mobilizando contra as medidas de João Doria e as demais consequências do PL 529.

27/05/2021

O governo Doria colocou em curso um plano de desmonte de diversas instituições públicas de pesquisa, unificando o Instituto Geológico (IG), Instituto Florestal (IF) e Instituto de Botânica (IBt). A iniciativa é resultado do PL 529/2020, aprovado por pequena vantagem após intensa disputa na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A aprovação desse PL possibilitou a extinção de órgãos governamentais e o confisco de fundos de instituições públicas de pesquisa e de diversas áreas, entre outras atrocidades contra o patrimônio da população paulista.

Em contrapartida, entidades que atuam em defesa da pesquisa pública estadual estão se mobilizando contra as medidas de João Doria e as demais consequências do PL 529. Conforme divulgado em reportagem da Adusp (Associação dos Docentes da USP), no dia 16 de maio, o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) ingressou com ação civil pública contra o governo do Estado de São Paulo solicitando a nulidade do Decreto 65.274, que altera o Sistema Estadual de Florestas (Sieflor) e aprofunda o desmonte dos três institutos de pesquisa citados acima.

De acordo com ação movida pelo Proam, o decreto de Doria “causou o desmonte de estruturas necessárias para a realização das atividades dos três Institutos de Pesquisa […], pois definiu novos direitos e competências, antes mesmo da criação da unidade administrativa prevista em lei, além de provocar a perda da identidade que caracteriza as respectivas áreas de atuação”.

Na última edição do SindCast - podcast do SINTPq - o presidente do sindicato, José Paulo Porsani, e o presidente da APqC (Associação dos Pesquisadores do Estado de São Paulo), João Paulo Feijão Teixeira, conversaram sobre a situação atual dos institutos públicos de pesquisa e a gestão estadual na área. Ambos avaliaram que a ausência prolongada de concursos públicos nessas instituições, chegando a mais de 20 anos em alguns casos, causou o sucateamento intencional do sistema paulista de pesquisa ao longo das administrações tucanas. Dessa forma, a proposta de unificar diferentes institutos já enfraquecidos surge como uma solução equivocada para um problema causado pela própria gestão PSDB.

“O receituário da privatização e redução do papel do Estado é sempre o mesmo. Durante anos, as empresas e institutos públicos são sucateados e têm sua atuação comprometida. Depois disso, os governos neoliberais, neste caso representados por João Doria, surgem propondo como solução a privatização, aglutinação ou mesmo extinção dessas estruturas. Quem mais perde com isso é a população paulista, que deixa de contar com instituições de referência na pesquisa científica, na saúde e na preservação ambiental”, argumenta o presidente do SINTPq, José Paulo Porsani.

Firme na luta

Entendendo a gravidade da situação, o SINTPq segue atuando conjuntamente com entidades parceiras – como a Adusp, APqC, Febrageo e Adunicamp – na defesa das instituições paulistas de pesquisa. Essa atuação se dá com a divulgação de informações na categoria, apoio às campanhas de conscientização sobre a importância da ciência, participação em manifestações, notas e abaixo-assinados, entre outras iniciativas. O sindicato, inclusive, é signatário da última moção da Proam em defesa da pesquisa científica ambiental no estado. Além disso, o SINTPq acompanha ativamente a Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisas e Extensão no Estado de São Paulo.