Espetáculo circense exalta a potência e estética da cultura negra
“Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro” tem sessões gratuitas entre 20 e 22 de fevereiro
O Centro Cultural Sesi Campinas recebe, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o espetáculo circense “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro”. As apresentações acontecem na sexta e no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis pelo sistema do Sesi.
Criado em 2019, o espetáculo exalta a potência, a estética e a ancestralidade da cultura negra, reunindo cerca de 25 artistas negros entre elenco e equipe técnica. A montagem combina números tradicionais de circo, como palhaçaria, tecido, trapézio, contorcionismo, perna de pau e malabares.
Contemplado com o Prêmio Arcanjo 2019 de Cultura, o coletivo já passou por unidades do Sesc e festivais pelo país. A proposta é ocupar espaços culturais com a negritude, denunciar desigualdades e celebrar a cultura afro-diaspórica em um picadeiro que se transforma em palco de identidade, resistência e representatividade.
Ficha de Serviço
Evento: “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro”
Data: 20, 21 e 22 de fevereiro
Horário: sexta e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h
Local: Centro Cultural Sesi Campinas
Endereço: Av. das Amoreiras, 450 - Parque Italia, Campinas - SP, 13036-225
Veja também
Exposição “Terra Fértil” reúne obras de mulheres negras
10/04/2026Foto: Thais Gomes da Silva A exposição “Terra Fértil”, do coletivo Pretas InCorporações, segue aberta ao ...
Orquestra Sinfônica de Campinas faz ensaio aberto ao público
10/04/2026Foto: Carlos Bassan A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza neste sábado (11) um ensaio aberto ao ...
A 41ª Lavagem das Escadarias alegra sábado de aleluia em Campinas
02/04/2026Foto: Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) Neste Sábado de Aleluia, 4 de abril de 2026, acontece ...













