Cultura | Filme inspirado em Zygmunt Bauman será exibido no museu da cidade

Filme inspirado em Zygmunt Bauman será exibido no museu da cidade

Dirigido por Vítor Steinberg, longa explora as complexidades das relações amorosas na sociedade contemporânea

10/07/2024

gfhfgj

O filme "Amor Líquido", produzido pela Oculto Filmes, será exibido neste sábado, 13 de julho de 2024, às 19h, no Museu da Cidade – Casa de Vidro, com entrada gratuita. Dirigido por Vítor Steinberg e inspirado no livro homônimo do filósofo polonês Zygmunt Bauman, que criou o conceito de ‘modernidade líquida’, o filme levou sete anos para ser concluído. "Amor Líquido" explora as complexidades das relações amorosas na sociedade contemporânea, refletindo sobre a efemeridade dos vínculos humanos em um mundo cada vez mais volátil, tema central no livro de Bauman.

Ambientado em 2019, na futurista São Paulo, o filme segue Paula, uma workaholic prestes a se casar, que decide embarcar em uma jornada transformadora durante sua despedida de solteira. A convite de um ex-playboy dos anos 1980, agora recluso e famoso por oferecer chá de Ayahuasca a celebridades em sua fazenda, Paula e seus amigos partem em busca de autoconhecimento. Ao retornar à cidade, Paula confronta sua decisão de casamento em meio a um intenso drama psicológico, questionando sua própria identidade em um mundo onde os laços humanos são frágeis e efêmeros.

Vítor Steinberg, escritor e diretor do filme, obteve autorização de Bauman para adaptar sua obra antes de seu falecimento em 2017. A narrativa de "Amor Líquido" é um mergulho profundo nas angústias e na busca por identidade em um cenário urbano que simboliza tanto o caos quanto a oportunidade de crescimento pessoal. Steinberg estará presente na exibição para promover um debate sobre o longa-metragem após o término. Além disso, o falecido astrônomo Júlio Lobo, que concedeu uma entrevista antes de sua morte em maio deste ano, aparece no filme com uma interpretação poética sobre o universo.

Serviço

Data: 13/07/2024 (sábado)

Horário: 19h

Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro

Endereço: Avenida Heitor Penteado, 2145, Lago do Café -Taquaral

Entrada gratuita