João Garcia une arte e ciência com tirinhas criativas
Usando humor, ele leva ciência e tecnologia a públicos diversos
O SINTPq conversou com João Garcia, jornalista, cartunista e trabalhador do IPT, que transforma ciência e tecnologia em arte acessível. Conheça sua trajetória, a criação da personagem Tec@ e como ele utiliza quadrinhos para despertar curiosidade e reflexões sobre temas científicos.
Desde criança, ‘’Jão’’ nunca largou o lápis. O gosto pelo desenho o acompanhou até a faculdade de jornalismo, quando, já estagiando no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), descobriu uma forma de unir arte e ciência. “Cartuns e quadrinhos são ferramentas potentes para provocações em C&T!”, afirma. Com essa percepção, ele transformou sua paixão pelo desenho em uma ferramenta de divulgação científica.
A criação de suas tirinhas, no entanto, não começa nas situações do cotidiano. “Faço o caminho inverso. O ponto de partida é a pauta de ciência e tecnologia. Depois, tento enxergá-la no dia a dia, em situações corriqueiras. É aí que faço o link com diversos públicos”, explica. Essa abordagem transforma temas como sustentabilidade e engenharia em histórias divertidas e acessíveis, capazes de conectar a ciência ao público de maneira leve.
Foi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 que Tec@ ganhou vida. A personagem nasceu da colaboração entre Jão e Claudia Echevenguá Teixeira, pesquisadora do IPT e coordenadora da área de Sustentabilidade e Baixo Carbono. Além de pesquisadora, Claudia é tricoteira, e suas criações deram forma ao visual de Tec@, com roupas feitas com recortes de peças reais. O nome da série não poderia ser mais adequado: “Tec@ Tricotando ComCiência”.
Para o jornalista e cartunista, o humor em ciência não é sobre simplificar conceitos, mas sobre instigar reflexões. É isso que a sua personagem faz tão bem, tricota questões e desperta curiosidade, enquanto os pesquisadores do IPT entram em cena para explicar os temas.
A iniciativa de distribuir gratuitamente o livro de Tec@ reflete seu compromisso em tornar a ciência mais acessível e presente no cotidiano das pessoas. “Ocupar espaços públicos e compartilhar esses trabalhos é essencial. Quadrinhos e cartuns, como os da Tec@, podem ser ferramentas valiosas para educadores em sala de aula, ajudando a despertar o interesse de meninas e meninos pelas disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática)”, destaca Jão.
Seu objetivo é despertar a curiosidade, especialmente entre os jovens, tornando a ciência acessível e estimulante. “Quem aprende o caminho das pedras do conhecimento não esquece mais. É como nadar ou pedalar”, compara. Com a personagem ele transforma temas complexos em narrativas criativas, reforçando que o conhecimento pode ser apresentado de forma tranquila, sem perder sua profundidade.
O livro de Tec@ está disponível gratuitamente e pode ser acessado em: Livro-Teca-ONLINE.pdf