Ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina, visita CNPEM, em Campinas
quinta-feira, 10 de abril, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, estevepela primeira vez no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP). Durante a visita, o ministro foi convidado a conhecer a infraestrutura da instituição, que reúne quatro laboratórios de ponta: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Na ocasião, também foram apresentados os principais projetos desenvolvidos pelo CNPEM, com destaque para o Sirius, fonte de luz síncrotron de terceira geração que começará a ser construída em breve.
O ministro foi recebido pelos diretores dos Laboratórios do CNPEM, que o conduziram a uma visita a atual fonte de luz síncrotron, instalada no LNLS. O ministro esteve, ainda, no terreno onde será erguido o prédio do Sirius.
Empossado em 17 de março deste ano, o Ministro Clélio Campolina era, até então, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cargo que ocupava desde 2010.
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











