Cultura | Quitanda Sem Veneno exibe documentário ‘Roteiro para o Apartheid’ com mediação de advogada palestina

Quitanda Sem Veneno exibe documentário ‘Roteiro para o Apartheid’ com mediação de advogada palestina

Evento acontece na próxima quarta-feira, dia 24, no distrito de Sousas

19/01/2024

 

A Quitanda Sem Veneno, localizada no distrito de Sousas, exibe na próxima quarta-feira, dia 24, o documentário “Roteiro para o Apartheid”.  O evento contatará com a mediação da adovogada palestina Jamile Abdel Latif e começa a partir das 18h30.

O documentário, produzido por Ana Nogueira e Eron Davidson, mostra as semelhanças entre o regime de apartheid sul-africano e o atual apartheid a que Israel sujeita o povo palestino.

O paralelo entre a situação dos dois países é bem conhecido da dupla de realizadores: Ana Nogueira nasceu na África do Sul, foi produtora do programa Democracy Now, fundadora do Indymedia, em Nova Iorque, e do jornal Indypendent. Já Eron Davidson é realizador e ativista dos media e nasceu em Israel.

"A ideia do filme surgiu em 2004", explica a realizadora, numa altura em que "a analogia do apartheid raramente se utilizava para descrever a situação em Gaza e na Cisjordânia, e apenas de forma retórica. Quisemos apresentar uma tese mais consistente sobre a razão do uso da analogia e transmitir de forma clara as várias formas como Israel está a violar a Convenção da ONU Contra o Crime de Apartheid”.

No documentário são exibidos depoimentos de especialistas no apartheid sul-africano e israelita, além de cidadãos comuns que contam a sua experiência de vida e as dificuldades que encontram hoje na Palestina e no tempo do regime de apartheid sul-africano. Toda a narração da obra é feita por Alice Walker (autora de A Cor Púrpura).

A exibição é gratuita.

Assista o trailer:

 

Serviço

O que: Exibição do documentário ‘Roteiro para o Apartheid’
Quando: Quarta-feira, 24 de janeiro
Horário: 18h30
Local: Quitanda sem Veneno (Rua João Leone, 51, distrito de Sousas, Campinas)
Valor: Gratuito