Cultura | Sesc Campinas celebra diversidade cultural indígena com programação especial

Sesc Campinas celebra diversidade cultural indígena com programação especial

"Agosto Indígena" destaca a importância da educação e da presença indígena em diversas esferas da sociedade

08/08/2024

agostoindigena

O Sesc Campinas promove o "Agosto Indígena", uma programação voltada à valorização e difusão da diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil. Com uma série de encontros, feiras, oficinas, bate-papos e vivências, o evento convida o público a participar de um exercício coletivo de apreciação da pluralidade dos povos originários.

Em 2024, o tema central do evento é a Educação, destacando a crescente presença indígena em diferentes esferas da sociedade, como escolas, universidades, centros culturais, redes sociais e instâncias governamentais. A proposta é visibilizar as diversas formas de circulação de saberes e práticas indígenas, tanto nas aldeias quanto em espaços de educação formal e não-formal.

O "Agosto Indígena" está alinhado ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, data estabelecida pela ONU em 1995. Em São Paulo, o mês de agosto foi oficialmente reconhecido como o "Agosto Indígena" pela Lei 17.311, de 2021, de autoria da deputada estadual Monica da Mandata Ativista.

No Sesc Campinas, a programação gratuita inclui diversas atividades ao longo dos dias 15, 17 e 18 de agosto:

Quinta-feira, 15/8:

  • 19h: Encontro "Mahsã Kahtirotise: Educação, Cuidado e Saúde do Povo Yepamahsã (Tukano)". Local: Jardim do Galpão. Inscrições limitadas no local, a partir dos 30 minutos antes da atividade.

Sábado, 17/8:

  • 11h: Feira de Artesanato e Arte Indígena. Local: Jardim do Galpão. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.
  • 11h: Vivência "DJA’A DJALGA – Prática dos jogos indígenas". Local: Jardim do Galpão. A partir de 6 anos. Inscrições limitadas no local, a partir dos 30 minutos antes da atividade.
  • 13h: Oficina "TEMBY’U ETE – Culinária Indígena". Local: Jardim do Galpão. Para maiores de 12 anos. Inscrições limitadas no local, a partir dos 30 minutos antes da atividade.
  • 16h: Bate-papo "Nhande Kuery MBaraetea – A força de um povo". Local: Jardim do Galpão. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Domingo, 18/8:

  • 11h: Feira de Artesanato e Arte Indígena. Local: Jardim do Galpão. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.
  • 11h: Dança "Toré Pankararu". Local: Jardim do Galpão. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.
  • 11h30: Bate-papo "Mulheres indígenas Pankararu em contexto urbano". Local: Jardim do Galpão. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.
  • 13h: Oficina de artesanato com sementes de açaí. Local: Jardim do Galpão. Para maiores de 12 anos. Inscrições limitadas no local, a partir dos 30 minutos antes da atividade.
  • 14h: Intervenção "Danças dos povos Tukano e Desana". Local: Jardim do Galpão. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Toda a programação é gratuita, oferecendo uma oportunidade única para se aproximar e conhecer mais sobre as ricas tradições culturais dos povos indígenas do Brasil.