Sindicato e Amazul debatem situação do plano médico
O SINTPq esteve ontem, dia 26, na sede da Amazul em São Paulo para debater a situação do PAMSE com a direção da empresa. Representando o sindicato, participaram da reunião os diretores Alex Zok, Cleber Cordovil, Vanessa Cirilo, Rafael Barreto, Régis Norberto, Márcio Martins e José Paulo Porsani. Do lado da Amazul, compareceram o vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, o comandante Marco Antônio Pádua e a advogada Cristina Olmos.
Durante as tratativas, o SINTPq propôs que não houvesse reajuste enquanto a situação do plano não fosse resolvida definitivamente. Também foi feito o alerta de que, caso outro aumento fosse praticado, ocorreria uma debandada do PAMSE, o que inviabilizaria o mesmo. Em contrapartida, a direção da Amazul alega que, sem um novo reajuste, o benefício se tornaria insustentável.
Outro ponto sugerido pelo sindicato foi a participação da empresa na gestão do PAMSE. Junto a isso, um trabalhador ou trabalhadora seria eleito como representante, podendo acompanhar as discussões e propor alternativas.
A direção da Amazul afirmou que tem o prazo de quatro anos para encontrar uma solução definitiva. Em relação a uma eventual autogestão da assistência médica, a empresa menciona uma portaria do Governo Federal, que recomenda o número mínimo de 20 mil vidas para a manutenção dessa modalidade.
Ao término da conversa, o SINTPq reforçou a necessidade do envio de dados referentes ao PAMSE, solicitados pelo sindicato via ofício no dia 12 de setembro, sendo eles:
- • Apresentação feita aos trabalhadores da AMAZUL pela Sra. Kelly da Emgepron;
- • Estudos sobre a comparação com outros planos de saúde;
- • Dados referentes aos trabalhadores da AMAZUL e seus dependentes no PAMSE, por faixa etária e percentual de contribuição;
- • Informações sobre a auditoria externa realizada pelo PAMSE;
- • Estudos atuariais que embasaram a proposta de reajuste;
- • Regulamento atual do plano e as últimas alterações.
Para a próxima reunião, será convidado um administrador do plano. O objetivo é aprofundar o debate e, dessa forma, definir saídas viáveis. Todas as alternativas levantadas serão apresentadas aos funcionários pelo sindicato. Contribua enviando sua opinião para o e-mail [email protected].
Posse da nova diretoria reúne autoridades e parceiros do SINTPq
A diretoria do SINTPq iniciou um novo ciclo na noite de sexta-feira, dia 21. A cerimônia de posse teve início às 20h, no auditório do sindicato, e reuniu autoridades, como o deputado estadual Carlos Neder e o deputado federal Carlos Zarattini, o vereador Pedro Tourinho, representantes de outras entidades sindicais, do Dieese e de empresas da base. A direção da Amazul também prestigiou o evento, enviando como representante o Sr. Gervásio Rodrigues.
Durante a celebração, os novos diretores da Amazul, Alex Zok, Cleber Cordovil, Vanessa Cirilo e Rafael Barreto, conversaram novamente com o deputado Zarattini sobre a atual conjuntura da empresa. O parlamentar, que defendeu a greve de março em discurso no plenário da Câmara e articulou reuniões do sindicato com os ministérios da Defesa e do Planejamento, segue acompanhando os desdobramentos da campanha salarial deste ano.
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...