SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
Mobilização nacional dos motoboys reforça a importância da organização coletiva contra a precarização do trabalho
Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades em todo o país em mais um Breque dos Apps. Em São Paulo, cerca de dois mil entregadores tomaram a Avenida Paulista e seguiram até a sede do iFood, em Osasco, exigindo aumento da taxa mínima por entrega e do valor pago por quilômetro rodado. Sem resposta das plataformas, os trabalhadores ampliaram a mobilização, bloqueando a saída de pedidos nos principais shoppings da capital.
O impacto foi expressivo: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), estabelecimentos que dependem exclusivamente do iFood tiveram queda de 100% nas entregas. Durante os atos, os entregadores denunciaram a precarização da profissão e o aumento da letalidade no trânsito – apenas em 2024, 483 motociclistas perderam a vida na capital, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
A luta dos entregadores é um reflexo da crescente exploração no setor de aplicativos, que se recusa a garantir direitos básicos aos trabalhadores. O SINTPq se solidariza com a mobilização e reforça a importância da organização coletiva para combater a precarização do trabalho. Caso as reivindicações não sejam atendidas, novas paralisações já estão sendo planejadas pela categoria.
Ver essa foto no Instagram
Veja também

Governo lança site oficial da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+
08/05/2025O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ lançou esta semana o site oficial da ...

SINTPq questiona cortes no SiDi e reforça apoio aos trabalhadores afetados
05/05/2025O SINTPq foi comunicado pelo SiDi sobre os desligamentos realizados pela empresa no último dia ...

Audiência Pública em Campinas debate jornada 6x1 e seus impactos
25/04/2025Na noite de ontem (22), o SINTPq marcou presença na Audiência Pública realizada na Câmara ...