SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
Mobilização nacional dos motoboys reforça a importância da organização coletiva contra a precarização do trabalho

Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades em todo o país em mais um Breque dos Apps. Em São Paulo, cerca de dois mil entregadores tomaram a Avenida Paulista e seguiram até a sede do iFood, em Osasco, exigindo aumento da taxa mínima por entrega e do valor pago por quilômetro rodado. Sem resposta das plataformas, os trabalhadores ampliaram a mobilização, bloqueando a saída de pedidos nos principais shoppings da capital.
O impacto foi expressivo: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), estabelecimentos que dependem exclusivamente do iFood tiveram queda de 100% nas entregas. Durante os atos, os entregadores denunciaram a precarização da profissão e o aumento da letalidade no trânsito – apenas em 2024, 483 motociclistas perderam a vida na capital, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
A luta dos entregadores é um reflexo da crescente exploração no setor de aplicativos, que se recusa a garantir direitos básicos aos trabalhadores. O SINTPq se solidariza com a mobilização e reforça a importância da organização coletiva para combater a precarização do trabalho. Caso as reivindicações não sejam atendidas, novas paralisações já estão sendo planejadas pela categoria.
Ver essa foto no Instagram
Veja também
Assembleia na segunda-feira (9): SINTPq convoca trabalhadores da ClÃnica do Leite para discutir Jornada Especial
06/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq convoca assembleia para os trabalhadores que recebem Gratificação de Operação da Amazul
05/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
Boletim informativo aos trabalhadores ativos e inativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
05/02/2026Boletim informativo aos trabalhadores ativos e inativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) O Sindicato dos ...











