SINTPq convoca assembleia para os trabalhadores que recebem Gratificação de Operação da Amazul
A reunião será realizada na quinta-feira, 11 de fevereiro de 2026, às 19h30, por meio de plataforma virtual Microsoft Teams.

O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) convoca assembleia virtual com os trabalhadores da Amazul que recebem a Gratificação de Operação (GO). A reunião será realizada na quinta-feira, 11 de fevereiro de 2026, às 19h30, por meio de plataforma virtual Microsoft Teams, pelo link: https://bit.ly/3NRa1RV
A assembleia ocorre diante dos diversos questionamentos apresentados pelos trabalhadores, em especial os turnistas que recebem a Gratificação de Operação (GO), sobre os impactos da migração para o novo Plano de Cargos, Remuneração e Carreiras (PCRC) da empresa.
A pauta central do encontro será a discussão sobre ação judicial do SINTPq, na condição de substituto processual, contra a retirada da Gratificação de Operação (GO), medida que pode gerar prejuízos diretos a esse grupo de trabalhadores. O sindicato, em conjunto com seu departamento jurídico, avalia a viabilidade de uma ação judicial para evitar que profissionais responsáveis por manter a estrutura da Amazul em funcionamento 24 horas por dia sejam penalizados com a retirada da GO caso optem pelo PCRC 2025. Trata-se de trabalhadores que, inclusive durante a pandemia da covid-19, seguiram atuando normalmente, garantindo a continuidade das atividades na empresa e que, agora, são os que menos se beneficiarão do novo plano de carreiras e, em alguns casos, poderão sofrer redução de remuneração.
Cabe destacar que, em momentos anteriores de mobilização e greve, a própria Amazul recorreu à Justiça alegando que esses mesmos profissionais eram imprescindíveis para o funcionamento da empresa. No entanto, com o novo PCRC, esse grupo não foi reconhecido nem valorizado.
Segundo a direção da Amazul, 21 trabalhadores que recebem a GO poderão ter redução salarial com a migração para o novo PCRC. Diante desse cenário, a empresa informou que uma norma técnica do PCRC (não disponibilizada) prevê uma compensação financeira como forma de mitigar as perdas. Os turnistas já haviam sido prejudicados pela Reforma Trabalhista de 2017, quando as horas extras foram substituídas por horas indenizadas.
Para o SINTPq, a elaboração do novo PCRC não reconheceu a importância dos trabalhadores turnistas e daqueles que recebem a GO, cuja função é estratégica para garantir o funcionamento ininterrupto da Amazul, 24 horas por dia.
A assembleia contará com a presença do departamento jurídico do SINTPq, que acompanhará o debate e a discussão com o objetivo de reunir elementos que possam subsidiar uma eventual ação judicial de reparação. No caso de ação por substituição processual, é importante a autorização expressa dos trabalhadores envolvidos.
É fundamental que todos os trabalhadores que recebem a GO participem da assembleia.
Auxiliares
Em relação aos 57 auxiliares não contemplados pelo novo PCRC, o sindicato avalia que se trata de uma função com futuro comprometido, uma vez que a empresa já sinalizou que o cargo deve deixar de existir. A orientação do departamento jurídico do SINTPq é aguardar as compensações que a Amazul tem prometido implementar para esses profissionais para, posteriormente, avaliar se caberá ou não a adoção de medidas judiciais.
O sindicato também solicitou nova reunião com a empresa para esclarecer dúvidas que ainda persistem entre os trabalhadores.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Pelo presente edital, o Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) convoca todas e todos os trabalhadores da Amazul que recebem a Gratificação de Operação (GO) a participarem da Assembleia Setorial Virtual, a ser realizada no dia 11 de fevereiro de 2026, quinta-feira, às 19h30, por meio de plataforma virtual Microsoft Teams, pelo link: https://bit.ly/3NRa1RV
A assembleia ocorrerá em primeira convocação às 19h30 e, não havendo quórum, em segunda convocação às 19h45, com qualquer número de presentes, para deliberar sobre a seguinte pauta:
- Discussão e deliberação sobre ação judicial do SINTPq, na condição de substituto processual, contra a retirada da Gratificação de Operação (GO) no processo de migração para o Plano de Cargos, Remuneração e Carreiras (PCRC) da Amazul.
- Outros assuntos de interesse dos trabalhadores.
Campinas, 5 de fevereiro de 2026.
José Paulo Porsani
Presidente do SINTPq
Veja também
Boletim informativo aos trabalhadores ativos e inativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
05/02/2026Boletim informativo aos trabalhadores ativos e inativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) O Sindicato dos ...
SINTPq e SBPC apostam em ciência e tecnologia para a soberania nacional
05/02/2026Por Lara Nave As iniciativas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para ...
Trabalhadores da Cargill aprovam contraproposta da empresa em assembleia virtual
04/02/2026Em assembleia setorial virtual realizada na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, os ...











