SINTPq convoca trabalhadores da Amazul para assembleia presencial em São Paulo e Iperó no dia 16
Deliberação foi tomada em assembleia virtual realizada pelo SINTPq nesta quinta-feira (9), diante do corte do adicional de periculosidade.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) deliberaram, em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, 9 de abril de 2026, a convocação de assembleia presencial para a próxima quinta-feira, 16 de abril, às 8h30, em frente às unidades da empresa em São Paulo CTMSP e Iperó CINA.
A assembleia foi organizada pelo SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – e teve como pauta central a reação coletiva ao corte do adicional de periculosidade, anunciado pela empresa com base em novo laudo técnico.
Diante da gravidade da medida, que impacta diretamente a remuneração e as condições de trabalho de centenas de profissionais, os trabalhadores decidiram avançar na mobilização da categoria e convocar assembleia presencial para deliberação de encaminhamentos.
Na assembleia do dia 16, os trabalhadores irão discutir e deliberar sobre:
- Discussão e deliberação sobre o novo laudo de periculosidade e o corte do adicional de periculosidade;
- Discussão e deliberação sobre eventual deflagração de movimento de greve e autorização para que o Sindicato possa propor quaisquer medidas judiciais que se façam necessárias;
- Discussão e deliberação sobre a manutenção da assembleia em caráter permanente;
- Outros assuntos de interesse da categoria.
A participação de todos é fundamental neste momento. A decisão coletiva será determinante para os próximos passos da mobilização.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A. – AMAZUL
Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A. – AMAZUL para assembleia a ser realizada no dia 16 de abril de 2026, às 8h30, em primeira convocação, nas seguintes localidades:
- Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP): Av. Prof. Lineu Prestes, 2468 – Cidade Universitária – São Paulo/SP;
- Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA): Estrada Vicinal Sorocaba-Iperó, Km 12,5 – Bacaetava – Iperó/SP;
As assembleias ocorrerão de forma simultânea, conforme Estatuto da entidade, parágrafo segundo do artigo 28, para discussão e deliberação sobre a seguinte ordem do dia:
- Discussão e deliberação sobre o novo laudo de periculosidade e o corte do adicional de periculosidade;
- Discussão e deliberação sobre eventual deflagração de movimento de greve e autorização para que o Sindicato possa propor quaisquer medidas judiciais que se façam necessárias;
- Discussão e deliberação sobre a manutenção da assembleia em caráter permanente;
- Outros assuntos de interesse da categoria.
Fica estabelecido que, não havendo quórum em primeira convocação, a assembleia será realizada em segunda convocação, 15 minutos após, com qualquer número de presentes.
Campinas, 11 de abril de 2026.
José Paulo Porsani
Presidente do SINTPq
Veja também
O SINTPq convoca os trabalhadores da MOBIIS para assembleia virtual para deliberação de contraproposta da empresa - Campanha Salarial 2026/2027
15/06/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
O SINTPq convoca os trabalhadores da PATHFIND para assembleia virtual para deliberação de contraproposta da empresa - Campanha Salarial 2026/2027
15/06/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq promove plantão jurídico para trabalhadores sindicalizados na quarta-feira (17)
15/06/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...














