SINTPq em defesa da liberdade de expressão na USP
O SINTPq acredita que a liberdade de expressão é um direito fundamental e defende o respeito à autonomia dos movimentos estudantis
Ver essa foto no Instagram
O SINTPq manifesta seu total repúdio ao processo disciplinar aberto pela reitoria da USP contra cinco estudantes que, em uma assembleia, denunciaram o genocídio do povo palestino. Essa atitude, baseada em regras antigas e autoritárias criadas na época da ditadura militar, representa uma grave ameaça à democracia e busca intimidar movimentos estudantis legítimos.
A USP, como espaço que deveria incentivar o debate e a troca de ideias, não pode agir para silenciar seus estudantes. Processar pessoas por expressarem opiniões políticas é um enorme retrocesso. Além de prejudicar esses jovens, essa medida abre caminho para mais perseguições a quem defende os direitos humanos e a justiça social.
O SINTPq acredita que a liberdade de expressão é um direito fundamental e defende o respeito à autonomia dos movimentos estudantis. Repudiamos a tentativa da reitoria de usar esse caso como exemplo para reprimir outros estudantes, o que vai contra os valores de uma sociedade democrática.
Reforçamos nosso apoio aos estudantes processados e pedimos a imediata suspensão deste processo. Chamamos outras entidades e a sociedade em geral para se juntar a essa causa:
Assine o abaixo-assinado e apoie os estudantes da USP: https://contraexpulsaodausp.com.br