SINTPq reconvoca assembleia da Amazul para esta quinta-feira (25)
Encontro será presencial na sede, CTMSP e no CINA; funcionários de demais localidades devem se inscrever me formulário para participar online.
O SINTPq reconvoca a assembleia permanente dos trabalhadores e trabalhadoras da Amazul para as 8h desta quinta-feira (25):
- De forma presencial no auditório da sede, em São Paulo, e
- De forma presencial em frente às unidades do CTMSP e do CINA.
- Para as demais localidades, assembleia será virtual pelo link: https://bit.ly/AssembAmazul25072024, mediante cadastro prévio no formulário https://forms.gle/HSDf2CdVCx8JTFG16, até às 17h da quarta-feira, dia 24.
A assembleia já era para ter ocorrido no último dia 18 julho, mas devido a um pedido de negociação com a Amazul, ela foi transferida. No entanto, a empresa apenas tumultuou o futuro encontro com a categoria, já que não apresentou nada novo e permaneceu em silêncio ante os questionamentos do sindicato.
Sobre as outras 31 reivindicações do ACT que a Amazul não discutiu? Não responderam.
Como será implantado o cartão mobilidade? Não sabem.
A comissão do PCRC vai debater os itens que constam na cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)? Não responderam.
O valor do VR pode ser repassado integralmente para os trabalhadores? Disseram ser um acordo de cooperação com a Marinha.
A única certeza apresentada pela empresa foi a de manter a proposta de um Acordo Coletivo de Trabalho por dois anos – o que nunca foi pautado pelos trabalhadores.
Diante dessa postura dos negociadores da empresa, o SINTPq deve levar à votação na assembleia a aprovação ou recusa da proposta da empresa e, em caso de recusa, a deliberação para dissídio coletivo por comum acordo ou greve por tempo indeterminado.
O sindicato encara a atual direção da Amazul como acomodada, ao propor ACT por dois anos, e incapaz de dialogar com o governo federal para atender às reivindicações da categoria. A insistência em um ACT de dois anos, é a prova cabal disso, uma vez que ela tenta jogar para o biênio a negociação pelos direitos da categoria que compõe o sucesso do submarino nuclear.
Sendo assim, o SINTPq se mostra contrário à aprovação da proposta da Amazul, sugerindo aos trabalhadores duas frentes:
Dissídio coletivo por comum acordo
O dissídio coletivo por comum acordo ocorre quando o sindicato que representa a categoria e a empresa acordam em ajuizar ação, deixando para que os tribunais decidam sobre o ACT dos trabalhadores. Nessas condições, não há necessidade de greve, A Justiça vai julgar apenas o índice inflacionário e dificilmente analisará as outras 31 pautas de reivindicação do nosso ACT.
Greve por tempo indeterminado
Já nos casos de greve por tempo indeterminado, os trabalhadores e trabalhadoras mostram sua força e cruzam os braços até que a empresa aceite os seus termos. As greves são uma ação legítima da classe trabalhadora, asseguradas pelo artigo 9 da Constituição Federal. Enquanto durar a greve, o sindicato trabalhara para o sucesso da greve, é proibido qualquer demissão dos trabalhadores neste período. Mas é necessário que ampla maioria dos trabalhadores e trabalhadoras participem para que suas vozes sejam ouvidas.
Desta forma, participe em peso da assembleia. É muito importante mostrar a força da categoria a fim de que verdadeiras condições dignas de trabalho sejam alcançadas.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores da AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A - AMAZUL, para a continuidade das Assembleias Setoriais permanente, aprovadas na assembleia do dia 13/06, a serem realizadas no dia 25 de julho de 2024, às 8h em várias seções, conforme Estatuto, parágrafo segundo do artigo 28. As assembleias acontecerão de forma presencial, na sede administrativa da Amazul: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1847 - Butantã, São Paulo – SP e no CTMSP: Av. Prof. Lineu Prestes, 2468 - Cidade Universitária, São Paulo – SP (para os trabalhadores lotados em São Paulo) e no Centro Industrial Nuclear de Aramar - CINA: Estr. Vicinal Sorocaba-Iperó, Km 12,5 - Bacaetava, Iperó – SP (para os trabalhadores lotados em Iperó), de forma virtual através do link: https://bit.ly/AssembAmazul25072024 (para os demais trabalhadores que não se encontram nas unidades citadas), para discussão e deliberação sobre a seguinte ordem do dia: 1) Apresentação, avaliação e deliberação da contraproposta da empresa para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025; 2) Discussão e deliberação de Ajuizamento de Dissídio Coletivo por comum acordo; 3) Discussão e deliberação de Greve por prazo indeterminado; 4) Outros Assuntos.
Fica estabelecido que não havendo quórum, às Assembleias serão realizadas, em segunda convocação, 15 minutos após, com qualquer número de presentes.
Campinas, 22 de julho de 2024.
José Paulo Porsani
Presidente SINTPq
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...