Trabalhadores manifestam descontentamento e proposta do CPQD é rejeitada por 85% dos votos
O sindicato retomará as negociações com base nas prioridades definidas pela assembleia, buscando avanços nas condições de trabalho
Na manhã de hoje (23), mais de 300 profissionais do CPQD se reuniram em assembleia promovida pelo SINTPq. Em votação, 85% dos participantes rejeitaram a contraproposta da empresa para a campanha salarial.
Não faltavam motivos para dizer "não" à proposta do CPQD. Os trabalhadores e trabalhadoras deixaram evidente seu descontentamento, por meio da ampla votação e das diversas manifestações proferidas ao longo da assembleia.
Após a votação, os funcionários definiram as prioridades para a renegociação com o CPQD. O aumento real nos salários foi um dos itens reafirmados, uma vez que, há anos, o Centro não implementa nenhuma política coletiva de valorização do seu quadro.
Conectada diretamente com a questão do aumento real, a demanda por um plano de carreira também foi ressaltada pelos trabalhadores. Sem reajustes acima da inflação, bonificações e uma estrutura clara de promoções, os funcionários enfrentam anos de estagnação profissional e salarial. Por isso, o SINTPq retomará esse debate na mesa negocial.
Ver essa foto no Instagram
Aumentar o poder de compra também envolve reduzir descontos salariais. Justamente por isso o SINTPq e os trabalhadores cobram o fim da coparticipação no plano médico e da tabela de participação nos benefícios, conhecida como TPPM.
Durante a assembleia, o sindicato apresentou dados sobre os benefícios de alimentação/refeição em outras empresas da categoria, todas em Campinas e com perfil semelhante ao do CPQD. Os números comprovaram que o Centro está defasado não apenas no valor pago, mas também na política de descontos salariais.
A tentativa do CPQD retirar o auxílio home office foi outro ponto que criou um mal estar na assembleia. Por conta disso, a manutenção e correção do benefício foram indicadas como fundamentais pelos trabalhadores.
As reivindicações serão tratadas com o CPQD na próxima reunião negocial, com data a ser definida pelo Centro. Até lá, é importante que os trabalhadores mantenham-se mobilizados, acompanhando os comunicados do SINTPq, dialogando sobre a campanha salarial com seus colegas e tirando suas dúvidas com o sindicato. Juntos vamos virar esse jogo!
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...