Notícias | Amazul atrasa negociação do ACT e não cumpre prazo de entrega de ata e vídeo

Amazul atrasa negociação do ACT e não cumpre prazo de entrega de ata e vídeo

Acordo 2024/2025 deveria estar em vigor desde o dia 1º de abril

08/04/2024

Após 21 dias da reunião em que o SINTPq apresentou as propostas dos trabalhadores para a campanha salarial 2024/2025, a Amazul ainda não enviou a ata revisada contendo os pontos importantes discutidos, tais como o piso salarial, a cesta alimentação e a gravação da reunião.

A situação tem afetado diretamente a resolução do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que deveria estar em vigor desde o dia 1º de abril, resultando na necessidade de renovação do acordo anterior por outro período.

É com indignação que o SINTPq observa essa falta de compromisso e de diálogo por parte da Amazul. O sindicato também considera inaceitável que os trabalhadores sejam submetidos a esse tipo de tratamento por parte de uma empresa estatal que deveria zelar pelo bem-estar e pelos direitos de seus funcionários.

Enquanto a empresa se recusa a dialogar de forma construtiva e se esquiva de suas responsabilidades para com seus empregados, os trabalhadores sofrem com a incerteza e a instabilidade em relação às suas condições de trabalho e remuneração.

Outra das justificativas da empresa, é que a pauta precisa ser referendada pelo Consad, mas mesmo com assembleia entre a Amazul e o Consad agendada para o dia 19, o ACT sequer foi citado na pauta, ainda que o mesmo já esteja vencido, reforçando  o descaso para com o tema.

O SINTPq cobra que a empresa se manifeste o mais rápido possível para que todos os trabalhadores e trabalhadoras tenham seus direitos garantidos.

Uma nova reunião com a empresa e com a SEST também já foi solicitada por parte do sindicato para forçar o andamento do processo negocial do ACT 2024.

Sindicalize-se e fortaleça esta luta: https://www.sintpq.org.br/seja-socio