Campanhas Salariais continuam
meio do mês de junho as Campanhas Salariais das empresas da base do SINTPq com data base em agosto estão em ritmo acelerado. As empresas restão recebendo a pauta de reivindicação nesta semana e o próximo passo será agendar a reunião com suas direções.
A parte mais importante dos documentos é o aumento real, por realmente valorizar a categoria, e a reposição da inflação; este ano, o crescimento do PIB (produto Interno Bruto), continua sendo a referência para a maioria dos trabalhadores para o aumento, porém em alguns casos o pedido está se baseando na produtividade e no crescimento das empresas.
Nas cláusulas sociais o plano de cargos e salários e a melhoria nos benefícios são os itens mais lembrados. Infelizmente, as pautas ainda têm que abranger assuntos como reembolso de despesas para trabalhos realizados fora da sede, fato já superado em instituições com boas praticas.
Em 2011, o SINTPq garantiu aumento real em 76,47% das empresas da base – excluindo o CPqD que está em dissídio , reposição da inflação em todas e ampliação de benefícios, inclusive com clausulas sociais. Este ano, uma das metas é garantir o aumento real para todos.
Para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as negociações coletivas em 2012 tendem a seguir o ritmo do ano passado, de forte reajuste salarial, mas tendo como sombra o cenário de crise econômica nos Estados Unidos e nos países da zona do euro.
Veja também
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq realiza novo plantão jurÃdico para trabalhadores sindicalizados
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











