Notícias | Enquanto não assina novo ACT, Amazul prorroga atual acordo coletivo por mais um mês

Enquanto não assina novo ACT, Amazul prorroga atual acordo coletivo por mais um mês

Isso atrasa ainda mais a campanha salarial deste ano, que deveria ter o ACT respectivo a 2024 e 2025 em vigor desde o último dia 1º de abril

23/04/2024

 

A Amazul prorrogou pela segunda vez o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente para mais um mês. Com a prorrogação, ele se estende até o dia 31 de maio deste ano. A medida é temporária e acontece enquanto a empresa não assina o ACT 2024/2025. 

Isso atrasa ainda mais a campanha salarial deste ano, que deveria ter o ACT respectivo a 2024 e 2025 em vigor desde o último dia 1º de abril.

A própria empresa reconheceu que há uma defasagem salarial de 24% e que a curva de evasão de trabalhadores é constante. Só no ano de 2023, por exemplo, houve mais de 160 desligamentos. Porém a empresa não age de forma a mudar tal realidade.

É com indignação que o SINTPq observa essa falta de compromisso e de diálogo por parte da Amazul. O sindicato também considera inaceitável que os trabalhadores sejam submetidos a esse tipo de tratamento por parte de uma empresa estatal que deveria zelar pelo bem-estar e pelos direitos de seus funcionários.

Enquanto a empresa se recusa a dialogar de forma construtiva – haja vista que o sindicato solicitou nova reunião com a Amazul em 26 de março e quase um mês depois ainda não teve resposta – os trabalhadores sofrem com a incerteza e a instabilidade em relação às suas condições de trabalho e remuneração.

A prorrogação do atual acordo deve ocorrer para não prejudicar ainda mais a categoria, mas não deve ser regra em uma negociação.

O sindicato reforça que está em luta para defender os trabalhadores e trabalhadoras a fim de que suas reivindicações sejam atendidas.

Fortaleça o papel do sindicato se tornando um associado.

O formulário pode ser preenchido de maneira online e rápida. É desta maneira que construímos uma base solidificada para defender a classe trabalhadora: https://sintpq.org.br/seja-socio