Notícias | Companheiro de luta do SINTPq, Carlos Neder deixa legado de defesa e valorização da ciência

Companheiro de luta do SINTPq, Carlos Neder deixa legado de defesa e valorização da ciência

Faleceu no último sábado (25), o médico, ex-deputado estadual e companheiro do SINTPq, Carlos Neder. Ele estava internado desde 8 de agosto e morreu por complicações da Covid-19.

29/09/2021

Márcio Martins, diretor do SINTPq, entrega placa de homenagem a Carlos Neder durante evento de 25 anos do sindicato, em 13 de novembro de 2015

Faleceu no último sábado (25), o médico, ex-deputado estadual e companheiro do SINTPq, Carlos Neder. Ele estava internado desde 8 de agosto e morreu por complicações da Covid-19. Neder sempre esteve ao lado da diretoria do sindicato e foi figura importante na defesa da categoria, principalmente como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, enquanto deputado estadual por São Paulo.

Em 2015, no aniversário de 25 anos do SINTPq, Neder foi homenageado com uma placa reconhecendo seus anos de apoio e companheirismo. O ex-deputado sempre reconheceu a importância da pesquisa, ciência e tecnologia e esteve constantemente presente e atuante ao lado da luta sindical.

A diretora do SINTPq e pesquisadora do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Priscila Leal, comentou sua convivência com o deputado: “Tive contato a primeira vez com o Neder quando comecei a me envolver com as entidades de representação em 2015. Ele me impressionou com a racionalidade de suas colocações, e o imenso conhecimento do contexto político que estávamos vivendo. Cada reunião era uma aula de política.” 

“Estávamos sempre em busca do Neder para montar alguma estratégia política para defender os institutos públicos de pesquisa, desde verbas, discussão do orçamento estadual até articulações com outros representantes na Alesp e no executivo paulista. Neder era um estrategista genial, uma pessoa correta e de forte caráter e uma lealdade inspiradora aos seus ideais. Neder nos deixou a missão de continuar seu caminho, de levar pra frente seus ideais. Neder vive em nós”, complementa Priscila ao relembrar a vida e legado de Carlos Neder.

Trajetória

Carlos Alberto Pletz Neder nasceu em Campo Grande, se formou em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e se tornou mestre em Saúde Pública pela Unicamp. Sempre engajado na luta pela saúde pública, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e foi secretário municipal de Saúde de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1990-1992).

Em 1996, foi eleito vereador e exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal de São Paulo. Como deputado estadual, Neder iniciou sua atuação em janeiro de 2005, quando assumiu na condição de suplente em exercício, permanecendo até março de 2007. Sua última participação como membro da Alesp encerrou-se em março de 2019, pois não conseguiu reeleger-se em 2018, embora tenha recebido quase 47 mil votos.

Em sua passagem pelo legislativo estadual, Neder coordenou a da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, com a participação do SINTPq e de diversas outras organizações colaboradoras. Nesse período, o deputado realizou audiências públicas sobre o tema e visitou diferentes institutos públicos de pesquisa, sempre cobrando melhorias no setor.

Ao longo de sua trajetória política, apresentou mais de 100 projetos de lei municipais e estaduais, sendo de sua autoria 60 leis, relacionadas à saúde, educação, meio ambiente, ciência e tecnologia e outras áreas.