Notícias | Confira os detalhes da assembleia e a proposta do SINTPq

Confira os detalhes da assembleia e a proposta do SINTPq

O sindicato sugere a rejeição da contraproposta com aprovação de estado de greve imediato e assembleia permanente

23/08/2023

whatsapp_image_2023-08-25_at_11-00-28

Na quinta-feira, dia 24, o SINTPq realizará as assembleias para avaliação da contraproposta da Amazul. Elas ocorrerão nos auditórios do CEA, CTMSP e sede, todas às 9h. Também haverá uma sala online disponível no link: https://bit.ly/AssembAmazul24l08l23

A votação ocorrerá simultaneamente e os votos serão somados na mesma hora. Antes da votação, o SINTPq explicará os detalhes da contraproposta e o processo negocial trilhado até a mesma. É importante lembrar que a pauta foi entregue em outubro e a primeira reunião negocial aconteceu em 27/01. Logo naquele momento, a Amazul apresentou uma série de premissas (e se recusou a discuti-las) que inviabilizavam grande parte das reivindicações presentes na pauta dos trabalhadores, sendo elas:

  • Não inclusão de parâmetros de Planos de Saúde
  • Não inclusão de parâmetros que contrariem a Nova Lei Trabalhista
  • Não Conceder direitos acima do previsto na Legislação/ou que repitam a legislação
  • Não incrementar custos ou rol de benefícios
  • Não atender empregados que não estejam ativos
  • Não atender itens que interfiram no poder diretivo da Empresa

Ainda na mesma reunião, a empresa apresentou uma proposta remanescente do governo Bolsonaro, de 70% do IPCA nos salários e benefícios (4%). As partes entenderam que seria necessário aguardar outro alinhamento com a nova composição da SEST.

Somente após meses, em 14 de junho, Amazul e SEST apresentaram sua contraproposta. Como a mesma passava a envolver Banco de Horas, uma novidade não prevista no atual ACT, o SINTPq abriu período para sugestões dos trabalhadores. O sindicato também apresentou questionamentos e demandas por melhorias nas condições.

Novamente, longas semanas se passaram até que Amazul e SEST apresentassem a devolutiva que permitiu a convocação da assembleia de amanhã. Na opinião da diretoria do sindicato, infelizmente, a contraproposta não avançou o bastante para ser considerada aceitável. A inflação não está sendo recomposta e os trabalhadores acumulam perdas de anos anteriores.

Avançar só é possível com mobilização da categoria

O SINTPq avalia que há espaço para melhorar as atuais condições. Para isso, o sindicato sugere a rejeição da contraproposta com aprovação de estado de greve imediato e assembleia permanente. Junto com essa deliberação, seria definida a data de 04/09 para início da greve, caso Amazul e SEST não avancem na negociação. Nesse meio tempo, o jurídico do SINTPq buscaria agendar uma conciliação no Tribunal Regional do Trabalho.

Como evidenciado neste comunicado, a assembleia de amanhã é de extrema importância. É possível, sim, obter condições melhores mantendo uma posição firme. É o que outras categorias têm feito este ano diante dos governos (federal, estadual ou municipal). Participe da assembleia e vamos juntos construir um futuro melhor na Amazul!