Notícias | Diretor do SINTPq é 2º colocado em concurso de fotografia da CUT

Diretor do SINTPq é 2º colocado em concurso de fotografia da CUT

Pedro receberá uma placa comemorativa e sua foto terá destaque na galeria virtual do site CUT 40 ANOS

23/10/2023

Além de lideranças sindicais, o SINTPq e sua categoria reúnem talentos artísticos. É o caso de Pedro Henrique Sousa Martins, dirigente sindical e engenheiro físico no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). Fotógrafo nas horas vagas, Pedro ficou em 2º lugar no concurso cultural de fotografia do “FESTIVAL CUT de Arte e Cultura no Mundo do Trabalho”, realizado neste ano para celebrar os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores.

A foto intitulada "A Liberdade é uma luta constante (e transgeracional)" competiu na categoria para fotógrafos amadores. As imagens passaram por uma criteriosa avaliação de profissionais renomados na área: os experientes repórteres fotográficos Roberto Parizotti, Dino Santos e Joka Madruga, com mais de 20 anos de vivência na cobertura de eventos e manifestações políticas, sindicais e sociais. Juntos, eles selecionaram as 5 melhores fotografias amadoras e as 5 melhores fotografias profissionais que foram à votação popular.


Foto "A Liberdade é uma luta constante (e transgeracional)" feita por Pedro Martins e premiada no concurso cultural da CUT

Mesmo sem promover uma campanha para angariar votos em suas redes sociais, Pedro Martins conseguiu ficar em segundo lugar na votação popular. Com esse grande resultado, Pedro recebeu uma placa comemorativa no dia 22/10, em cerimônia realizada durante o CONCUT (Congresso Nacional da CUT), no Expo Center Norte, em São Paulo. A diretora do SINTPq e pesquisadora do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Priscila Leal, que participou dos quatro dias de congresso, também acompanhou a entrega da premiação.

O diretor do SINTPq demonstrou surpresa ao saber do resultado e destacou o importante simbolismo da atividade: "Quando me inscrevi no concurso, não gerei grandes expectativas de concorrer seriamente, talvez por não conseguir dedicar muito do meu tempo à fotografia. No entanto, meu apreço pelos valores temáticos do concurso e a vontade de fazer parte desse Festival tão simbólico, comemorativo dos 40 anos desta importante entidade representativa dos trabalhadores brasileiros, me levou a me inscrever. Fiquei muito surpreso e feliz com o resultado!"

É importante destacar que o concurso teve como principal objetivo fomentar a expressão artística utilizando a fotografia como meio de comunicação. Uma oportunidade única de expressar ideias, sentimentos e valores através da arte fotográfica, promovendo um diálogo significativo entre a história da organização e os desafios contemporâneos que enfrentamos na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.