Notícias | Ferroviários entram em greve após CPTM negar acordo em audiência no TRT

Ferroviários entram em greve após CPTM negar acordo em audiência no TRT

O cenário da CPTM é semelhante ao de outras empresas estaduais. Caso o IPT continue insistindo em sua proposta de 0% de reajuste, a deflagração de greve também será realidade no instituto.

15/07/2021

 
Na tarde de ontem, dia 14, o Sindicato dos Ferroviários de SP e a CPTM realizaram audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O objetivo era chegar em uma solução acordada entre as partes, com respaldo da Justiça do Trabalho. Entretanto, a empresa paulista recusou a proposta de 6,22% de reajuste que lhe foi apresentada e, repetindo o exemplo do IPT, manteve sua “oferta” de 0%.
 
A resposta dos ferroviários foi contundente: greve a partir das 00h desta quinta-feira, dia 15. De acordo com informações divulgadas pela imprensa nas primeiras horas da manhã, não há circulação de trens nas linhas 9 (Esmeralda) e 10 (Turquesa) - que deveriam iniciar operação as 4h -, e as linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) estão funcionando parcialmente.
 
O cenário visto na CPTM é semelhante ao de outras empresas estaduais, onde os trabalhadores precisaram recorrer ao judiciário e a movimentos grevistas na luta pela correção salarial. Caso o IPT não mude sua postura, passando a buscar soluções junto ao governo estadual, a deflagração de greve também será realidade no instituto.
 
Para tratar dessas e de outras questões pertinentes, o SINTPq realiza assembleia na próxima segunda-feira, dia 19 de julho. O encontro acontecerá às 14h, via Microsoft Teams: https://bit.ly/AssebIPT19l07l21
 
Converse sobre a situação da campanha salarial com seus colegas, participe da assembleia e apoie as publicações sobre o tema nas redes sociais do sindicato. Com a participação de todos, venceremos mais esta batalha. #JuntosSomosMaisFortes