Notícias | São Paulo: Ato pelo dia dos trabalhadores será em 1º de Maio no Itaquerão

São Paulo: Ato pelo dia dos trabalhadores será em 1º de Maio no Itaquerão

Evento começa a partir das 10h

18/04/2024

“O 1° de Maio será uma data simbólica para trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo”, disse o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, em São Paulo, na manhã de segunda-feira (15), ao anunciar o “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”, cujo ato principal será na área externa do Itaquerão, na zona leste da capital paulista.

Ao lado de presidentes das demais centrais sindicais, Nobre afirmou que a data, em todo o mundo, é um dia em que a classe trabalhadora se reúne “para rememorar lutas do passado, atualizar as pautas de reivindicação e planejar as lutas do futuro”. E no Brasil, ele completa, “não será diferente”.

As bandeiras de luta deste 1° de Maio, conforme anunciaram as centrais, são emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público

O ato será, mais uma vez, realizado de forma unitária entre a CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.

Sérgio Nobre detalhou que, assim como nos anos anteriores, o 1° de Mario - Dia do Trabalhador será um dia de luta, por isso, “é importante que todas e todos compareçam porque lá estarão lideranças do movimento sindical, dos movimentos populares e de partidos políticos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora”.

Mas serão muito mais, ele diz, se referindo às tradicionais atividades culturais que fazem parte da celebração, como intervenções artísticas e shows musicais.

Itaquerão

O 1° de Maio é organizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Por tradição, o ato principal ocorre em São Paulo. Porém, em 2024, ao contrário dos anos anteriores, em que fora realizado na região central da cidade, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora será realizado na área externa da Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão.

“É a primeira vez, fora do centro da cidade. O Corinthians nos ofereceu o espaço que tem excelente localização para a realização do evento e de fácil acesso para a classe trabalhadora. Facilita o deslocamento”, pontou Sérgio Nobre. O acesso é facilitado pela estação Corinthians-Itaquera - linha vermelha do Metrô de São Paulo.

A agenda de shows e participação de lideranças políticas será divulgada nos próximos dias. O evento está marcado para começar às 10h.