Notícias | SINTPq condena golpismo e convoca todos para luta em defesa da democracia

SINTPq condena golpismo e convoca todos para luta em defesa da democracia

É preciso punir todos os golpistas e seus financiadores, uma vez que não se trata de um movimento espontâneo

09/01/2023

Com camiseta de Bolsonaro e total falta de pudor, criminosos atacam sedes dos três poderes (FOTO: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL)

Na tarde do último domingo, dia 8 de janeiro, a democracia brasileira sofreu um dos seus maiores ataques desde a Nova República. Golpistas financiados por empresários criminosos chocaram o país ao invadir e depredar o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Tudo isso com a conivência das forças policiais e do governo do Distrito Federal.

O SINTPq sempre defendeu o direito à livre manifestação e ao debate de ideias. Entretanto, definitivamente, o que foi visto ontem não configura o democrático e constitucional exercício da liberdade de expressão. As autoridades e a sociedade brasileira não podem tolerar a escalada do golpismo e do fascismo. Com isso em mente, as centrais sindicais e os movimentos sociais convocaram atos em defesa da democracia nas principais cidades do país.

É importante que todos e todas, independentemente de suas posições políticas, saibam que esse grupo criminoso visa a tomada do poder e a instauração de um Estado repressivo. Nessa ditadura fascista sonhada pelos “patriotas”, todos que não compactuam com o bolsonarismo e as ideias da extrema direita seriam perseguidos, não havendo espaço para oposição, seja ela de esquerda ou de direita.

Diante da grave ameaça que recai sobre a democracia e a liberdade do povo brasileiro, o SINTPq convida todos e todas a participar das manifestações a serem convocadas. Este país não voltará aos anos de chumbo. É preciso punir todos os golpistas e seus financiadores, uma vez que não se trata de um movimento espontâneo. Também é urgente a punição dos membros do executivo do DF e de outras unidades da federação, dos parlamentares e dos agentes policiais que foram cúmplices e/ou coniventes. A sociedade brasileira dará sua resposta aos criminosos que tentam destruir a democracia.

Ajude as autoridades na identificação dos golpistas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal para receber informações sobre o grupo bolsonarista que atacou prédios públicos em Brasília. Para enviar dados e detalhes a respeito dos participantes dos atentados, cidadãos e cidadãs podem usar o endereço [email protected]. Todas as denúncias são anônimas e a identidade dos denunciantes será preservada.