Notícias | SINTPq homenageia trabalhadoras em evento no dia 7 de março

SINTPq homenageia trabalhadoras em evento no dia 7 de março

Evento será realizado na sede do SINTPq às 19h

22/02/2024

 
O SINTPq homenageia na quinta-feira, dia 7 de março, as mulheres trabalhadoras da categoria. Em um encontro na própria sede do sindicato, serão debatidos temas oportunos sobre a proteção da mulher frente ao machismo, assédio e violência, além do impacto de novas legislações de trabalho pela equidade de gênero. 
 
A advogada Thais Cremasco é quem conduzirá a conversa, abrindo para dúvidas e questionamentos de todas as presentes.
 
A homenagem faz parte da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. É importante lembrar que esta não é apenas uma data de comemoração, mas também um dia de luta contínua pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres. É um momento para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios que ainda são enfrentados. 
 
Ao final, música, comida e brindes irão encerrar a homenagem às mulheres de luta pelo dia internacional.
 
Cenário preocupante
 
A violência contra a mulher no Estado de São Paulo tem se tornado uma preocupação crescente, com dados recentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelando um aumento alarmante nos casos de feminicídio na região. Esses números lançam luz sobre uma realidade assustadora que persiste apesar dos esforços contínuos para combatê-la.
 
Segundo os indiadores, os crimes de feminicídio cresceram 11% no estado de São Paulo entre janeiro e novembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. No total, 195 mulheres foram mortas em onze meses, contra 175 no mesmo período de 2022. A violência contra a mulher continua sendo uma triste realidade, permeando diferentes estratos sociais e econômicos.
 
O feminicídio, definido como o assassinato de mulheres motivado por questões de gênero, é apenas a ponta do iceberg de uma problemática mais ampla e é o pior dos níveis da violência. 
 
Antes, a violência doméstica, o assédio sexual e a discriminação persistem como ameaças constantes à segurança e bem-estar das mulheres.
 
Fora do núcleo familiar ou das ruas, locais de trabalho, infelizmente, também podem se tornar espaços de reprodução dessas violências, seja por meio do assédio moral ou, até, sexual. 
 
Conhecer esta realidade e as políticas de proteção que se tornam armas de combate a esta luta são formas de garantir a vida das mulheres. 
 
Sobre a convidada
 
Bacharel pela instituição de ensino Universidade Paulista (UNIP) em 2012, Thais Cremasco tem uma sólida luta em defesa e proteção das mulheres. 
 
Ela é pós graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário, cofundadora do Grupo Mulheres pela Justiça e presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas, presidente Comissão de Relações Internacionais da Associação Brasileiras de Advocacia Trabalhista e Membro da Associação Americana de Juristas.
 
Serviço
O que: Homenagem às trabalhadoras
Quando: 7 de Março
Horário: 19h 
Local: Sede do SINTPq (Av. Esther Moretzshon Camargo, 61 - Jardim Santana, Campinas)