Notícias | SINTPq participa de encontro de comunicação da CUT

SINTPq participa de encontro de comunicação da CUT

Foram abordados os impactos do uso do jornalismo de dados e do humor nas comunicações sindicais

12/04/2024

A equipe de comunicação do SINTPq participou na quinta-feira, 11, do 6º Encontro Estadual de Comunicação da CUT São Paulo, em São Paulo. Representados pela diretora Priscila Leal, a jornalista Isadora Stentzler e a estagiária Suelen Biason, a equipe foi capacitada para atuar com dados e elaborar uma comunicação estratégica que dialogue de forma clara com a categoria.

Uma das mesas, organizada pelo diretor de Dados e Treinamento da Agência Mural, Paulo Talarico, enfatizou o monitoramento de dados públicos, por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação), como forma de auxiliar os sindicatos na construção das pautas para a classe trabalhadora.

Além do estudo e uso da própria LAI enquanto ferramenta legal para criação desses conteúdos, foram apresentados diversos portais nos quais os comunicadores podem acessar de forma imediata dados sobre suas localidades e que podem enriquecer os conteúdos.

Em outra mesa, o humor como forma de diálogo foi apresentado como alternativa, com base nos exemplos bem sucedidos usados pela secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Erica Oliveira, e o jornalista, ex-assessor do SINTPq e criador da página Sindicato dos Memes, Ricardo Andrade.

A abordagem já é utilizada pelo sindicato, que reconhece nas multilinguagens as formas de conversar com os distintos públicos e abordar temas necessários com simplicidade e humor.

"Esse encontro me fez enxergar novas facetas da comunicação sindical: o jornalismo de dados, onde temos um espaço enorme para explorar", destacou a diretora Priscila Leal. "Sendo o SINTPq uma entidade representativa de trabalhadores de C&T, nada mais natural que empreendermos esforços para entregar infomações com embasamento robusto a partir de levantamento e tramento de dados, dos assuntos relevantes para a nossa categoria; e outra faceta é a entrega constante de material informativo, instigante e bem humorado, explorando as redes sociais. Nos relatos dos sindicalistas trazidos no evento, as redes sociais foram os principais canais de manutenção de diálogo e presença para os trabalhadores, sem substituir o bom e velho 'corpo a corpo' na empresa. A comunicação sindical é uma ferramenta que tem ganhado importância substancial muito rapidamente, ainda mais em tempos de disputa acirrada de narrativas e disseminação de notícias falsas."

A capacitação e o encontro ainda propiciaram diversas trocas entre os comunicadores e reflexões sobre a importância desse serviço para a categoria.

Uma comunicação simples e clara é necessária para que os trabalhadores e trabalhadoras de diferentes frentes reconheçam seus direitos e possam se engajar em uma luta organizada por melhorias.