Notícias | Assembleia do IPT aprova pauta reivindicatória para ACT 2024/2025

Assembleia do IPT aprova pauta reivindicatória para ACT 2024/2025

A assembleia foi realizada de forma hibrida e, além da manutenção das conquistas do último acordo, foram incluídas cinco novas cláusulas

19/03/2024

Os trabalhadores e trabalhadoras do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aprovaram, por unanimidade, em assembleia realizada na manhã de terça-feira (19), a pauta reivindicatória para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. 

A assembleia foi realizada de forma hibrida e, além da manutenção das conquistas do último acordo, foram incluídas cinco novas cláusulas. 

Ficou estabelecido que O IPT concederá a seus trabalhadores, a partir do dia 1º de junho, a recomposição inflacionária conforme o IPC-FIPE medido no período de 30 de maio de 2023 a 1º de junho de 2024. 

Após a recomposição inflacionária, o IPT propiciará ainda aumento real de 3% a todos os seus trabalhadores.

O mesmo reajuste valerá para todos os outros benefícios que a categoria já possui. 

As horas extras ficaram definidas em 75% de segunda-feira a sábado, e de 150% nos domingos e feriados; o ticket cesta básica em R$ 825; e o vale refeição diário no valor de R$ 42.

Os trabalhadores exigem participação e transparência nas escolhas dos cargos do concurso público e nos critérios de concessão de bolsas, com a participação ativa em comissões paritárias.

Também foi incluído o pleito dos estagiários de participação no benefício creche e auxílio creche.

A pauta ainda definiu que o IPT se comprometa a implementar um programa de progressão na carreira para os empregados do IPT, com a participação dos trabalhadores em comissão paritária.  

A licença paternidade de 180 dias, uma luta constante do SINTPq, também foi incluída novamente entre as proposições dos trabalhadores e trabalhadoras, a fim de que o benefício seja justo e equiparado ao das mães. 

Caso algum dependente fique doente, o IPT também deverá assegurar o direito à ausência remunerada, por meio de apresentação de atestado de acompanhamento, subscrito por profissional da área de saúde.

A integra da Pauta de Reivindicações 2024/2025 pode ser acessada no link: https://bit.ly/PautaReivindIPT

Uma vez aprovada, agora caberá ao sindicato levar a voz dos trabalhadores diante dos patrões e lutar para que sejam ouvidos e atendidos diante das suas necessidades. 

A força de trabalho e todos os benefícios já existentes são conquistas históricas e o SINTPq se compromete para que outras sejam garantidas também.