Brasil amanhece parado em dia de Greve Geral
Ruas vazias, metrôs e trens parados, fábricas fechadas, ônibus sem motorista, trancamento de estradas, aeroportos parados. Esses são apenas alguns dos cenários e ações que estão acontecendo em todas as regiões do Brasil desde a madrugada desta sexta-feira (28), dia em que diversas organizações sociais convocaram a população a aderirem a greve geral contra os cortes de direitos promovidos pelas reformas trabalhista e previdenciária do governo golpista de Michel Temer (PMDB).
Dezenas de categorias aderiram ao dia nacional de paralisação nos mais diversos ramos da economia, parando transporte, escolas, bancos e indústria em todo o país. Estabelecimentos de saúde – hospitais, unidades básicas, prontos-socorros –, onde não se pode paralisar 100%, os trabalhadores vão fazer escala semelhante à de final de semana, priorizando o atendimento a emergências.
Também aderiram à greve os bancários (em 22 estados), metalúrgicos (sete estados), comerciários (seis estados), eletricitários, químicos, petroleiros e trabalhadores de saneamento básico e dos Correios. Os servidores públicos das demais áreas, inclusive do Judiciário, vão ter paralisações em todas as capitais e dezenas de cidades médias. Trabalhadores do Porto de Santos também estão em greve.
A diretoria do SINTPq participou no começo da manhã de ato conjunto com o SINTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da USP) e outras 15 entidades na capital paulista. A manifestação teve início no Portão 1 da USP e segue em passeata na região do Butantã. Em Campinas, vias foram bloqueadas e categorias como rodoviários, bancários e professores também paralisaram suas atividades.
Acompanhe aqui minuto a minuto as mobilizações em todo o Brasil

Terminal Barra Funda (Linha 3-Vermelha do Metrô e Linhas 7, 8 e 10 da CPTM)

Fábricas da base dos químicos do ABC começam o dia paradas

Químicos de São Paulo fazem caminhada em Santo Amaro, zona sul da capital

Na região do centro comercial de Salvador-BA, todas as avenidas foram fechadas
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











