Café SINTPq debate biocombustíveis com especialistas no CNPEM
Cerca de 50 pessoas participaram na última terça-feira (14) do Café SINTPq Biocombustíveis: Erro ou Solução? A palestra foi proferida por um dos maiores especialistas em catálise do país e professor aposentado da Unicamp, Ulf Schuchardt.
Em sua apresentação, Ulf destacou a importância do desenvolvimento de alternativas sustentáveis socialmente, ambientalmente e economicamente em biocombustíveis no Brasil. Segundo o pesquisador, muitas pesquisas bem sucedidas em biocombustíveis não são utilizadas devido a sua não viabilidade econômica.
O palestrante apresentou ainda diferentes opções de biocombustíveis e o impacto de cada um no meio ambiente. Falou dos biocombustíveis da segunda geração, mostrando como é possível obtê-los em maior quantidade a partir de biomassas residuais.
No seminário, Ulf destacou ainda que os biocombustíveis ainda não são capazes de substituir o petróleo e apresentou dados sobre a demanda de energia mundial.
O Café SINTPq integrou a Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia e foi realizado no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O SINTPq e o CNPEM são membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas (SP).
Confira:
Apresentação Slides – Biocombustíves: Erro ou Solução?
Veja também
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...
Pesquisa nacional indica alta aprovação aos sindicatos, mas dirigente do SINTPq diz que realidade local é oposta
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma nova pesquisa nacional revela que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram ...











