Especial Mulher - Vera: de casa, da base, do SINTPq
continuidade ao ciclo de reportagens especiais no mês da mulher, o SINTPq apresenta uma ilustre conhecida dos trabalhadores da base: Vera Lúcia Naponoceno Eller, ou Vera, funcionária há 13 anos do sindicato.
Mãe, dona de casa, esposa e assistente financeiro no SINTPq compõem a rotina da trabalhadora que muitos antes de trabalhar no sindicato, já participava da luta coletiva dos trabalhadores, atuando em movimentos populares e, por 10 anos, como funcionária da Associação dos Funcionários do CPqD.
Para Vera, que há tantos anos acompanha de perto o mundo do trabalho, a expansão da participação feminina no mercado é evidente, até em áreas tradicionalmente ocupada por homens. No entanto, de acordo com ela, os preconceitos ainda são latentes e se tornam nítidos nas diferenças salariais. “O mercado de trabalho precisa olhar a mulher sob outra ótica, percebendo suas necessidades específicas, pois, em geral, a mulher ainda é a principal responsável pela educação e acompanhamento dos filhos e pela rotina da casa”, afirma.
Dos cuidados com a família, aos cuidados com o SINTPq Vera representa claramente o que é a mulher em sociedade que, todos os dias, constrói o caráter dos filhos, que um dia serão adultos, e ainda é responsável pelas transformações no mercado de trabalho que ninguém vê, mas que só são possíveis graças a sua presença.
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











