Mudança no modelo de telecom deve ser debatida em 2016
O Ministério das Comunicações (MC) deve apresentar à sociedade uma proposta de mudança no modelo do setor de telecomunicações, em 2016. O texto vai ser colocado em debate a fim de discutir soluções para que o serviço atenda à demanda crescente pela banda larga.
A proposta vai ser subsidiada pelas contribuições dadas à consulta pública aberta em novembro sobre as formas de regime, universalização e concessão dos serviços de telecom. A consulta foi prorrogada e as sugestões ao tema poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2016.
Em paralelo, o Ministério também nomeou, em novembro, um grupo de trabalho para tratar do assunto. O GT conta com técnicos do ministério e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem debatido o tema com especialistas, acadêmicos, empresas e membros da sociedade civil.
O SINTPq vem trabalhando para promover debates e formular propostas para um novo marco legal das Teles. No último dia 10 de dezembro o sindicato realizou um encontro com trabalhadores da base para elaboração de propostas a serem enviadas à consulta pública do Ministério das Comunicações.
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











