Nova direção da Softex confronta a liberdade sindical
>
Foi eleita uma nova direção para a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e uma das ações de reestruturação é transferir parte das das operações de Campinas/SP para Brasília/DF. Apesar do escritório da região ser mantido, o diretor de Comunicação do SINTPq, Austregésilo Gonçalves, foi transferido arbitrariamente para a Capital do País, configurando uma postura claramente antissindical.
A legislação trabalhista, no intuito de defender os direitos dos trabalhadores, determina que diretores sindicais não podem ser transferidos da abrangência física da entidade que representam. O SINTPq entrou com uma ação e conseguiu uma liminar judicial contra a transferência. Essa é a segunda vez que a direção investe contra a liberdade sindical.
“Foi uma surpresa bastante decepcionante, já que consultado anteriormente pela Softex sobre a transferência declarei que por motivos pessoais, inclusive de saúde, a ida para Brasília causaria transtornos irreparáveis para mim e minha família”, explicou Austre.
Hoje, o diretor presta expediente em Campinas. Na nova direção permanece como presidente Rubén Delgado que conhece bem a realidade da Associação.
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











