Reunião entre SINTPq e Amazul alinha questões do ACT
A contribuição negocial é uma forma justa de todos os que se beneficiam do ACT contribuírem com o sindicato
SINTPq e Amazul realizaram uma reunião na manhã de hoje, dia 3, para alinhar questões do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Confira a seguir as definições:
Reajustes
O reajuste nos salários e no auxílio creche, juntamente com seus retroativos, será pago no segundo dia útil de novembro. Os benefícios de VR e VA já tiveram seus reajustes implementados.
Banco de Horas
De acordo com a Amazul, o Banco de Horas terá início no próximo ano, em 1º de janeiro de 2024.
Reajuste da tabela do plano médico
Durante a reunião, a Amazul informou que já enviou à SEST uma solicitação para reajuste de 28% na tabela do benefício. No momento, a empresa aguarda o retorno da secretaria.
PCRC
Em relação ao plano de carreira, a Amazul informou que realizou duas reuniões com a SEST sobre o tema. A secretaria, por sua vez, solicitou que seja contratada uma empresa para realização de um estudo de mercado. Esta questão demandará tempo e não deve ser definida até a próxima data-base.
Contribuição negocial
Ainda neste mês, a Amazul enviará para todos os funcionários um formulário e as orientações para manifestação de aceitação ou recusa à contribuição negocial. Após esse envio, os empregados terão o prazo de 20 dias para se manifestarem.
Ausências autorizadas
O aumento de horas para acompanhamento de pais, cônjuge e filhos também terá caráter retroativo. Ficando dividido em 24 horas para filhos e mais 24 horas para pais e cônjuge.
ACT
O Acordo Coletivo de Trabalho deste ano já foi registrado no Ministério do Trabalho e Emprego. O documento está disponível no site do SINTPq para consulta. Basta acessar: sintpq.org.br/acordos-
É importante lembrar que o ACT tem força de lei e representa uma série de garantias aos trabalhadores e trabalhadoras. As empresas não possuem obrigação legal de firmarem esse tipo de documento e de concederem reajustes anuais. Se hoje existe ao menos essa garantia na Amazul, é porque o SINTPq exerce seu trabalho de representação coletiva.
A sindicalização e a contribuição negocial são formas de se apoiar e fortalecer esse trabalho desempenhado pelo sindicato. Por isso, o SINTPq reforça o convite para que todos e todas tornem-se associados. Além disso, a contribuição negocial é uma forma justa de todos os que se beneficiam do ACT contribuírem com o sindicato. Dessa forma, os sócios que já contribuem 1% ao mês durante 12 meses estarão automaticamente isentos e não precisarão manifestar oposição.
Veja também
Assembleia da FACTI aprova contraproposta por unanimidade
16/12/2024A assembleia realizada hoje na FACTI discutiu e aprovou, por unanimidade, a contraproposta apresentada pela ...
Informamos sobre o dissídio 2021 do IPT
13/12/2024Sobre o resultado do julgamento do dissídio de 2021 no Tribunal Superior do Trabalho, o ...
Assembleia dia 16/12 avalia contraproposta da FACTI
12/12/2024Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, o SINTPq realizará uma assembleia com os profissionais da ...