Sindicalistas apoiam Pochmann
sidente estadual da CUT, Adi dos Santos, declararam apoio à Marcio Pochmann, candidato a prefeitura de Campinas. O ato foi marcado por um encontro na quarta-feira seguido de conversas sobre as demandas da cidades.
Cada vez mais Pochamnn se aproxima dos trabalhadores. Visitou portas de fábricas e ouviu demandas dos operários para basear suas políticas públicas para a área. O candidato avaliou que Campinas passou por profundas mudanças nas últimas duas décadas, deixando de ser um polo industrial para se transformar em uma cidade essencialmente de serviços. “As propostas de governo precisam acompanhar esse movimento e a presença dos dirigentes sindicais é fundamental para que isso aconteça, além de reafirmar nossa identidade com a classe trabalhadora”, falou o candidato.
Participaram representantes sindicais de cinco categorias: pesquisadores, petroleiros, construção civil, eletricitários e dos operadores de transporte. Mas o grupo, que recebeu o nome de Comitê Sindical, continua aberto a participações.
O candidato a vereador Dr Cremasco, advogado trabalhista que representa sindicatos, inclusive o SINTPq, esteve presente também no encontro e participou do diálogo que versou sobre demandas que afetam diretamente a classe, como políticas para atrair investimentos para a cidade gerando emprego, e também as que melhoram a vida da população de uma forma ampla: saúde, educação, lazer, moradia etc.
Pochmann
Marcio Pochmann, 50 anos, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2007 até se afastar para concorrer à Prefeitura de Campinas. Também dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante o governo da prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, quando implantou o Programa de Renda Mínima. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. É pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, na Unicamp, do qual foi diretor-executivo, assim como membro do corpo docente da Unicamp. É casado e pai de dois filhos.
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











