SINTPq encerra 2015 ainda mais fortalecido junto à categoria
O SINTPq chega ao final de 2015 com sua representatividade ainda mais fortalecida entre os trabalhadores da base. No ano em que completou 25 anos de história e luta em defesa dos profissionais de CT&I, o sindicato viu o número de funcionários presentes em suas assembleias aumentar significativamente em todas as empresas da base. Uma prova de que cada vez mais profissionais reconhecem no SINTPq uma instituição que representa os interesses dos trabalhadores em ciência, pesquisa e tecnologia.
A atuação do sindicato também se tornou mais ampla em 2015 com a chegada de cinco novas empresas em sua base sindical, sendo elas: Eurofins, FCTH, CTC, FIPT e Ezute. Ao todo essas quatro empresas representam a entrada de aproximadamente 800 novos trabalhadores na base do SINTPq, que já contava com mais de seis mil profissionais.
Nas Campanhas Salariais encerradas neste ano, o sindicato obteve reajustes correspondentes à inflação em todas as empresas de sua base, conseguindo inclusive ganhos reais em algumas delas. Tudo isso em meio a um ano de dificuldade econômica e aumento na taxa de inflação.
O ano também foi marcado pelo movimento grevista no IPT, que reuniu mais de 600 trabalhadores em uma paralização de oito dias na portaria do instituto. Os trabalhadores reivindicavam o mesmo tratamento dado a outras empresas dependentes do tesouro estadual que, neste ano, tiveram os salários reajustados pelo índice inflacionário mais 1% de aumento real.
Em 2015, o sindicato também trabalhou para ampliar suas atividades junto à categoria e à sociedade como um todo. O tradicional Café SINTPq contou com duas edições neste ano, sendo uma delas realizada no Colégio Técnico Bento Quirino para mais de 100 alunos. Além disso, eventos como o 4º Campeonato de Futebol Society do SINTPq e as celebrações do aniversário de 25 anos do sindicato, realizadas nos dias 13 e 21 de novembro, foram mais uma importante etapa na relação do SINTPq com os trabalhadores.
Após 12 meses de muitas lutas e conquistas, agradecemos a todas e a todos os nossos associados e demais trabalhadores pelo apoio ao longo deste ano. Que 2016 possa ser um ano de fortalecimento e avanços para o SINTPq, com melhorias na vida de todos os nossos associados e demais trabalhadores representados.
Veja também
Transição Trópico: Reunião entre CPQD e SINTPq esclarece pontos sobre previdência e plano médico
12/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
A ciência perde quando as mulheres ficam de fora
11/02/2026Por Lara Nave O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização ...
Prazo final do PCRC se encerra hoje e sindicato alerta para impactos a grupos especÃficos
09/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











