SINTPq inicia confirmação da contribuição negocial na Amazul
É o que possibilita que os resultados das negociações continuem acontecendo

O SINTPq informa que o acordo coletivo foi registrado no Ministério do Trabalho e Emprego, abrindo o prazo de 20 dias para que os trabalhadores declarem concordância sobre a contribuição negocial de 4%, dividida em quatro parcelas de 1%.
A contribuição negocial está diretamente vinculada ao trabalho realizado pelo sindicato durante a última negociação coletiva. Ela garante que todo o esforço empenhado nas mesas de negociação, que beneficiam igualmente associados e não associados, tenha sustentabilidade. Diferentemente da filiação, que envolve uma contribuição mensal de 1% do salário e mantém a estrutura permanente do sindicato, a contribuição negocial é pontual e voltada exclusivamente ao processo negocial.
Na Amazul, cerca de 340 trabalhadores já são associados e contribuem mensalmente, ajudando a manter a estrutura que permite ao sindicato atuar diariamente. Já a contribuição negocial é o que possibilita que os resultados das negociações continuem acontecendo, evitando perdas e garantindo avanços concretos para toda a categoria. É a oportunidade que a categoria tem para reconhecer o trabalho sindical, aprovando o pagamento que é realizado junto a documentação entregue para a empresa, o pagamento é sugerido para os não associados, mas aqueles associados que acharem justo, o pagamento, também podem fazê-lo.
Lembrando que o acordo coletivo terá validade de dois anos, o que elimina a campanha salarial em 2026. Dessa forma, a contribuição negocial será cobrada apenas em 2025.
No último acordo, o SINTPq garantiu melhorias como o pagamento do valor do café da manhã no vale-refeição, aumento das idades para acompanhamento de filhos, garantia de reflexo do processo de dissídio em andamento e avanços em cláusulas específicas. Mesmo sem a recomposição integral da inflação, o sindicato reafirma seu compromisso de seguir atuando pela melhoria das condições de trabalho e pela valorização do que é mais importante na empresa: seus trabalhadores e trabalhadoras.
A empresa disponibilizará um formulário para registro da manifestação individual, que deve ser preenchido e devolvido dentro do prazo de 20 dias a partir da data deste comunicado (17/11/25).
- Como fortalecer ainda mais a luta coletiva? Com a associação.
Ao se associar, o trabalhador contribui para manter a estrutura que sustenta negociações, assessoria jurídica, ações de comunicação e demais serviços oferecidos pelo sindicato. Quanto maior o número de associados, maior a capacidade de conquistar avanços e defender de forma efetiva os direitos coletivos.
Além disso, os filiados têm acesso a benefícios exclusivos, como descontos no Clube SINTPq, condições especiais para uso dos apartamentos em Ubatuba, tarifas diferenciadas no Hotel Miramar e valores reduzidos no atendimento psicanalítico, entre outras vantagens.
O formulário para associação está disponível em: https://www.sintpq.org.br/seja-socio
Veja também
Trabalhadores do CPQD rejeitam nova proposta e marcam manifestação
04/12/2025Na assembleia realizada em 4 de dezembro, os trabalhadores da Fundação CPQD decidiram rejeitar a ...
Trabalhadores do IPT discutem PPR
04/12/2025O SINTPq convoca todas e todos os trabalhadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado ...
Trabalhadores da CTC aprovam Acordo Coletivo 2025/2026
04/12/2025Em assembleia realizada na última quarta-feira, os trabalhadores e trabalhadoras da CTC aprovaram a contraproposta, ...











