Aldo Rebelo e Andifes discutem aprimoramento do sistema de CT&I
Na 138ª Reunião da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na última quinta-feira (5), em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, apresentou as ações da pasta e ouviu propostas para impulsionar as iniciativas na área de CT&I, que constam de um documento entregue ao ministro durante o encontro.
Temas como orçamento, formação de recursos humanos e os projetos em tramitação no Congresso Nacional que envolvem interesses das instituições de ciência, tecnologia e inovação pontuaram as discussões na reunião – a primeira de 2015 –, que foi conduzida pelo presidente da entidade, Targino Araújo Filho. Entre eles, o Projeto de Lei 2.177/2011.
Nesse sentido, Aldo convidou as instituições para "um esforço conjunto e uma presença constante" no Congresso no que se refere ao acompanhamento dessas matérias. "É preciso que os próprios dirigentes se façam presentes e, no meu caso, imponho-me a tarefa de ser um representante e porta voz político e institucional das demandas relacionadas à minha pasta. Essa também é a minha função", ressaltou. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Armando Milioni, acompanhou o titular da pasta na reunião.
Diálogo
Outras questões relatadas ao ministro referem-se à relação das universidades federais com suas fundações de apoio à pesquisa (FAPs) e a assuntos administrativos diretamente relacionados às agências de fomento vinculadas ao ministério – a Finep e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O documento também destaca a importância da continuidade das discussões em torno do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), lançado pela presidenta Dilma Rousseff em junho de 2014, e do avanço da instalação de internet de banda larga em todos os municípios do País.
"A Andifes é uma instituição representativa e consolidada como porta voz dos anseios das universidades e apresentou uma plataforma que eu considero previsível", afirmou Aldo, ao final do encontro. "O MCTI vai procurar atender e agilizar o exame das reivindicações e das demandas, muitas das quais dependem apenas de encaminhamento. Eu assegurei o meu compromisso de atuar sempre ouvindo as reivindicações, levando em conta as posições das universidades e da entidade que as representa".
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...