Notícias | Banda larga mantém crescimento e supera os 26 milhões de acessos

Banda larga mantém crescimento e supera os 26 milhões de acessos

14/07/2016

A banda larga fixa superou a marca dos 26 milhões de acessos no Brasil em maio, conforme dados divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em relação a abril, houve ampliação de 0,57% da base – acréscimo de pouco mais de 146,5 mil assinantes. Em um ano, o crescimento foi de 4,68%, com a adesão de mais de 1,1 milhão de pontos.

A empresa que mais atraiu clientes ao longo de 12 meses foi a Net (Telecom Americas), com 415 mil adições. Os provedores regionais, conjunto de pequenas empresas que atuam no interior no país e são classificados em “outros” pelas tabelas da Anatel, formam o segundo conjunto que mais ganhou clientes em 12 meses: 373 mil.

Em termos proporcionais, porém, o que se vê é o forte avanço de grandes operadoras ainda consideradas entrantes no mercado de banda larga móvel. É o caso da Sky, que cresceu 64%, e da TIM, que expandiu 60% em um ano. Suas bases, no entanto, são ainda pequenas, com pouco menos de 600 mil assinantes.

Maio terminou com Net mantendo-se como maior operadora de banda larga fixa em número de clientes, Telefônica em segundo, Oi em terceiro, e provedores regionais em quarto. A Oi foi a única empresa a apresentar perda de acessos nos últimos 12 meses.

Tecnologias

A tecnologia de acesso mais comum continua sendo o xDSL, usado por Oi e Telefônica. São 13,33 milhões de assinantes dessa modalidade de conexão, que cresceu 0,28% em 12 meses. O cabo, usado principalmente pela Net, tem 8,42 milhões de acessos, e cresceu 5,64% em um ano.

O crescimento das entrantes também puxa a adesão a novas tecnologias. É o caso do LTE, usado pela Sky, que tem base pequena, de 335 mil acessos, mas cresceu 46,82% em um ano. A fibra óptica cresceu 31,61% no período, atingindo 1,44 milhão de assinaturas. O rádio, usado pelo pequenos, teve expansão de 10,91%, contabilizando 1,67 milhão de acessos.

Fonte: TeleSíntese