Notícias | Bolsista do Ciência Sem Fronteiras cria lanterna capaz de erradicar infecções

Bolsista do Ciência Sem Fronteiras cria lanterna capaz de erradicar infecções

07/01/2015

O ex-bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) Caio Moreira Guimarães foi premiado pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) pelo desenvolvimento de uma "lanterna medicinal" portátil capaz de erradicar infecções provocadas por bactérias resistentes a antibióticos, usando apenas algumas frequências de luz.

Caio, aluno de engenharia elétrica da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE), foi selecionado pelo CsF e cursou dois semestres em Nova York, na Hofstra University. Lá, teve aulas de engenharia elétrica biomédica e assim conseguiu uma vaga para pesquisar no Wellman Center for Photomedicine, em Boston.
O invento levou-o a ser convidado a apresentar um pôster, junto com outros cientistas, em um evento de conclusão do programa HST Summer Institute. Seu trabalho foi classificado e escolhido por cientistas de Harvard e do MIT como o melhor pôster do evento.

Em reconhecimento ao seu projeto, Caio Moreira Guimarães recebeu o convite do chefe do laboratório onde pesquisa para apresentar sua nova tecnologia no mês que vem na Photonics West, considerada a maior conferência de fotomedicina do mundo, realizada em San Francisco, Califórnia, representando o Harvard e o MIT.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação