Notícias | Busca de talentos na área de TI cria formas de captar jovens inovadores

Busca de talentos na área de TI cria formas de captar jovens inovadores

25/11/2014

Para ser Presidente de uma empresa até duas décadas atrás, era necessário ter mais de 60 anos e ter cabelos brancos. Apenas assim era possível ter segurança da sabedoria e da experiência do profissional.

Agora tudo bem mudando. Houve um verdadeiro pulo geracional na escolha das lideranças das principais organizações. Há grandes grupos multinacionais com o CEO na faixa etária menor de 40 anos. De ocasional, está passando a ser bastante comum.

Basicamente a explicação é a necessidade de ter no posto de tomada de decisões e olhar para o futuro alguém cuja existência tenha sido marcada pelo DNA da tecnologia.

Quem “captura” os próximos inovadores ?

A pressão por resultados e por crescimento encontra-se tanto no setor privado como no setor público. É preciso talento para dar respostas à altura de situações complexas. E quase sempre estas respostas precisam usar a tecnologia como matriz reativa e inspiradora.

Para atender isso, buscam-se cada vez mais estes talentos no “nascedouro”. Vai-se às faculdades, grupos de estudos e micro empresas. Na verdade, disputam-se estes talentos.

Por isso grandes empresas espalham pelo mundo programas de  incentivo e de premiações, em concursos ou mostras, capazes de dar oportunidade a estes talentos ainda não conhecidos. É uma enorme vantagem competitiva estratégica incorporá-los aos seus quadros.

Empresa italiana busca soluções em jovens brasileiros

Um destes exemplos ocorre com a italiana Telit Wireless Solutions.

Ela atua na área de telecomunicações e é considerada uma das 25 maiores empresas da área pela revista Connected World,  e está promovendo uma competição para estudantes universitários e de cursos técnicos, com o objetivo de promover inovações e negócios relacionados à Internet das Coisas (IoT) e atrair futuros profissionais e inovadores para atuarem nessa área.

Grupos de até três estudantes e um professor orientador serão desafiados a desenvolver projetos equipados com tecnologia de comunicação máquina a máquina (M2M) que permitirá melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Um painel de jurados composto por executivos do setor será responsável por avaliar os melhores trabalhos e assessorar os estudantes tanto na parte técnica como no aconselhamento de negócios.
O primeiro prêmio será uma viagem para Las Vegas para visitar a CTIA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

A Internet das Coisas é considerada uma das principais tendências para o futuro, e a Telit quer fazer com que estudantes de engenharia e tecnologia criem e desenvolvam suas ideias para máquinas conectadas que melhorem a qualidade de vida urbana. “Queremos que os estudantes se interessem pela IoT e desenvolvam soluções que melhorem a vida de todos”, diz Ricardo Buranello, vice-presidente e diretor da Telit América Latina.

De acordo com Buranello, o objetivo principal da Telit é que essas soluções se tornem negócios no mundo real que possam potencialmente ser inseridos no mercado e melhorar a qualidade de vida em nossas cidades. “A propriedade intelectual de todas as soluções desenvolvidas durante a competição pertencerá exclusivamente aos estudantes e professores responsáveis por sua criação. Queremos ajudar a formar o próximo Steve Jobs, e de preferência que ele seja brasileiro”.

Grupos interessados devem se inscrever até 20 de dezembro de 2014. Formulários de inscrição e regulamento podem ser obtidos na página https://www.facebook.com/telitcupbrasil. Para mais informações e envio de formulários preenchidos, contate [email protected].