Candidatos que fazem parte da história do SINTPq
tinuando a falar sobre candidatos ao legislativo que têm suas histórias de trabalho e luta relacionadas ao do SINTPq, trazemos hoje um pouco mais sobre o DRº José Cremasco. Advogado trabalhista que atende a dezenas de instituições ligadas à luta e que até hoje assessora o Sindicato nas questões jurídicas.
SINTPq: Sabemos que o senhor é um dos advogados trabalhistas dos mais atuantes em Campinas, atendendo a vários sindicatos de trabalhadores. Como essa experiência pode ser útil na Câmara dos vereadores em benefício dos trabalhadores da base do SINTPq e do município?
Drº Cremasco: Como advogado de sindicatos sempre lidei com a adversidade. Essa experiência me ensinou que tudo é possível, não permitindo acomodação ou pessimismo.
Diante de uma situação de injustiça é necessário abraçar a causa e acreditar no seu sucesso. Não há causa ganha ou perdida, cabe ao advogado buscar mecanismos para reverter à situação em favor de seu cliente.
Entendo que a experiência adquirida com a advocacia me permitirá, na qualidade de vereador, falar em nome dos trabalhadores, especialmente dos pesquisadores, uma vez que estou com a categoria desde a fundação do sindicato.
SINTPq: Em que sua candidatura se diferencia das demais e qual o seu objetivo enquanto vereador?
Drº Cremasco: Minha candidatura se diferencia das demais exatamente pela experiência adquirida ao longo dos meus trinta anos como advogado, que me põem em contato diariamente com o povo e principalmente com seus problemas, até porque meu escritório atua em diversas áreas do direito, o que me garante uma visão ampla da sociedade.
SINTPq: Cite algumas conquistas suas como advogado trabalhista?
Drº Cremasco: A maior conquista como advogado trabalhista foi ter aprendido a respeitar a coletividade e a sociedade. Quanto a processos, foram inúmeros, dentre os quais podemos destacar a reintegração dos trabalhadores do CPqD eleitos para a primeira diretoria do sindicato, demitidos pela empresa que não reconhecia a legitimidade do sindicato.
SINTPq: O senhor foi membro do Tribunal de Ética da OAB e também é autor, em parceria com Haroldo Cardella, de três obras sobre ética profissional de advogados. Como esse conhecimento pode ser levado para o Legislativo?
Drº Cremasco: Não basta só falar sobre ética, é necessário mais que isso. É preciso praticar a ética de modo diuturno. Muitos falam em ética, porém poucos a praticam. Pretendo cobrar da Câmara que todos pratiquem efetivamente a ética, não apenas falem sobre ela.
SINTPq: Uma das funções do vereador é fiscalizar o Executivo ao mesmo tempo em que depende dele para atender demandas da população, o que não é sua função, mas aumenta as chances de reeleições. A falha dos edis neste aspecto levou Campinas ao conturbado período político do último ano, mostrando que a independência dos poderes é fundamental no processo democrático. Diante disso, como você vai se relacionar com o Executivo?
Drº Cremasco: Meu relacionamento com o Executivo será o mais saudável possível.Terei à mão as suas promessas de campanha e exigirei que sejam cumpridas. Na medida em que o Prefeito foi eleito assumindo determinadas promessas é óbvio que deverá colocá-las em prática, sob pena de ser até cassado.
SINTPq: Campinas tem sérios problemas na área de segurança pública (assassinatos, violência policial, sequestros relâmpagos), meio ambiente (edificações em área de preservação, lixo, etc) e direitos humanos (Higienização, violência policial - repetindo). como o senhor encara esses temas ?
Drº Cremasco: Vejo todos estes problemas como toda a população os vê – descaso das Autoridades – o político campineiro precisa ser mais atuante, tem que atuar em todas as esferas de governo, seja qual for o partido.
Não se pode admitir que uma cidade que possui uma das maiores economias do país receba o tratamento que tem recebido. Isso é pura falta de atuação política.
Com uma Câmara forte, que não se preste apenas a ser servidora do prefeito, poderemos alterar esta realidade e alcançar benefícios para a nossa cidade em todas as áreas. O político campineiro tem que saber que ele fala em nome de uma das maiores cidades do mundo e por isso deve de ser respeitado.
A grandeza de Campinas e suas necessidades dependem da atuação dos políticos, por isso a razão do meu lema: Política é coisa séria.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...