Coletivo em defesa do Butantã realiza plenária contra cortes no hospital da USP
O Coletivo Butantã na Luta constituído por moradores da região há cerca de quatro meses vem desenvolvendo ações em defesa dos Direitos Sociais e da Democracia. Desde o debate sobre a PEC de Teto dos Gastos em dezembro de 2016, as mobilizações contra o projeto da Reforma Trabalhista, infelizmente aprovada no Senado, e contra a Reforma da Previdência.
Em nível local, o Coletivo participa na luta contra o corte de gastos nas políticas públicas que impactam nossa região como, por exemplo, contra o fechamento da Creche da USP, das UBS Paulo VI e São Jorge e pela não privatização de Parques Públicos.
O corte de recursos para as políticas públicas tem afetado negativamente aspectos fundamentais de nossa vida como a educação, transporte, segurança, entre outros. No Butantã as consequências na área de saúde estão se tornando dramáticas.
Por um lado a demanda por atendimento na saúde pública aumentou fortemente em decorrência de milhões de desempregados que deixaram de ter Planos de Saúde. Por outro lado, a redução dos recursos para a Saúde Pública está provocando o fechamento de equipamentos, a demissões de profissionais e a falta de insumos básicos para atendimento (seringas, agulhas, luvas, entre outros).
Em meio a esta situação se destaca a enorme redução dos atendimentos da população do Butantã no Hospital Universitário (HU). Fundamental para a nossa região o HU atende durante décadas cerca de 400 mil moradores da região.
Ao longo do último ano perdeu inúmeros profissionais, restringiu o pronto atendimento que deixou de funcionar após 19:00 horas. Reduziu fortemente o número de cirurgias, em especial o número de partos e há uma forte ameaça que o HU deixe de ser gerido pela Universidade com gravíssimas consequências sobre o seu importante papel que sempre cumpriu na formação de profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, entre outros) e evidentemente sobre todo o atendimento em nossa região.
O Coletivo Butantã na Luta vai construir uma AMPLA CAMPANHA NA REGIÃO EM DEFESA DO HU.
O que será debatido e decidido na Plenária: Palestra Gerson Salvador – Médico do HU, Diretor Do Sindicato dos Médicos-SP e participante ativo do Grupo de Trabalho que fez um Diagnóstico da situação do Hospital Universitário;
É um debate preliminar da forma organizativa, de funcionamento e atendimento que deve ter o HU e que deveremos incorporar na CAMPANHA.
O caráter da CAMPANHA e ferramentas que deverão ser adotadas: Boletins, Matérias na Imprensa, Atos Públicos,
Abaixo-Assinado, Faixas, Adesivos de Carros, Debates em Igrejas e Escolas, entre outras.
Venha participar desta Plenária no dia 23/07 as 16:30 horas.
Edlayne
Coletivo Butantã na Luta!
COLETIVO BUTANTÃ NA LUTA
PLENÁRIA:
Em Defesa do Hospital Universitário (HU)
Domingo – 23/07/2017 – 16:30 horas
Centro Cultural Butantã (CCB)
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1882
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...