Conheça os principais serviços do governo federal no celular
O brasileiro faz cada vez mais coisas no celular: assiste a TV, lê jornais, consulta mapas e escreve textões sobre política, entre muitas outras atividades. Mais da metade dos habitantes do país acessa a internet por meio de dispositivos móveis, de acordo com dados do IBGE.
Existe uma área de serviços, entretanto, que ainda não alcançou completamente essa realidade: os serviços ao cidadão de órgãos do governo federal. Em setembro passado, em um evento oficial, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, defendeu a ampliação dos serviços públicos prestados em aparelhos móveis. Mas eles ainda são bastante limitados.
Entre os importantes serviços para o cidadão que ainda não podem ser realizados via celular estão a geração de guia da previdência social, a GPS (vários bancos oferecem a facilidade a correntistas cadastrados em seus serviços online); a consulta ao saldo de FGTS (que pode ser realizada em aplicativos de desenvolvedores terceiros) ou o registro de empregado doméstico via o sistema eSocial. Também não é possível, por exemplo, agendar consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), facilidade que foi anunciada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2015.
E o que já pode ser feito no celular? Há uma porção de aplicativos específicos, mas vamos focar aqui em produtos mais abrangentes, que incluem uma gama maior de serviços e ações.
Imposto de renda na telinha?
A Receita Federal tem um aplicativo chamado IRPF que permite o preenchimento da declaração anual e sua transmissão. É possível salvar um rascunho da declaração para posterior alteração e envio. Há de se questionar a praticidade de se realizar no smartphone uma ação tão importante quanto essa, uma vez que ela já é um tanto trabalhosa e complicada na tela maior do computador. Através do aplicativo é possível também acompanhar o processamento a declaração, se há pendências, mas antes o usuário tem que se cadastrar no site da Receita na web. Bastante útil é a existência de uma seção de perguntas e respostas, com dezenas de itens.
Há uma série de ações, entretanto, que não podem ser feitas no aplicativo do Imposto de Renda, que está disponível para iOS e Android. Entre elas estão a impressão e salvamento automático da declaração depois de transmitida e o envio de declaração de retificação, todas funções que podem ser realizadas no programa da receita para computador. Outro detalhe ao qual o contribuinte deve ficar atento: será preciso instalar um leitor de PDF para salvar o recibo de entrega.
Como anda seu CPF?
O aplicativo Pessoa Física, com versão para iOS e Android, traz alguns poucos mas úteis recursos para cidadãos. O primeiro deles é a possibilidade de checar a situação de um CPF. O aplicativo avisa, entretanto, que o não aparecimento de ocorrência não significa um CPF limpo em todas as instâncias, já que o sistema não possui ligação com serviços particulares de proteção ao crédito como SPC e Serasa. O resultado da busca pelo CPF pode ser compartilhado por email, WhatsApp e Facebook.
Depois, o aplicativo traz ferramentas para cálculo do imposto de renda, tanto o total anual quanto a cada mês. É possível também consultar a restituição do IR embora no teste o serviço não tenha se mostrado disponível mesmo depois de várias tentativas. Há também um ilustrativo quiz sobre Imposto de Renda, que parece inicialmente uma ideia chata, mas tem certa utilidade para quem pouco sabe sobre o tributo e seus procedimentos. O aplicativo traz também uma versão para pessoa jurídica chamado CNPJ.
Ficha médica
O principal recurso do aplicativo Cartão SUS Digital, do Sistema Único de Saúde, é possibilitar uma versão digital do cartão do usuário. Além disso, ele permite criar uma “ficha” com dados pessoais como peso, altura, tipo sanguíneo e se é doador de órgãos. O usuário também pode cadastrar alergias e doses, horários e frequências de medicamentos que está tomando. Exames de pressão arterial e glicemia podem ser cadastrados e compartilhados com profissionais de saúde.
O app do SUS também possibilita o cadastramento de médicos que estejam cuidando do usuário. Com isso, eles poderão receber informações e resultados de exames que foram passados para o aplicativo. Até o momento, o app só está disponível para aparelhos do sistema Android. A versão para iOS foi prometida em agosto do ano passado (junto com a possibilidade de agendamento citada na abertura da matéria).
Listão de remédios
O MedSUS é um recurso para celular do SUS que é focado em medicamentos indicados pelo Sistema Nacional de Saúde. O app traz informações gerais sobre remédios, como princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação. Também oferece informações que ajudam o paciente na prescrição e consumo do medicamento.
A lista que o aplicativo oferece se baseia nos remédios disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). O MedSUS traz 777 apresentações, entre 427 medicamentos e 19 insumos dos três componentes da Assistência Farmacêutica (Básica, Estratégica e Especializado). A plataforma é visualmente limpa e simples de usar. Pode ser baixado tanto no iPhone quanto em aparelhos com sistema Android.
Quando parte o próximo avião?
A proposta do aplicativo Infaero Voos Online é disponibilizar dados de partidas e chegadas de voos de 50 aeroportos do país a partir de informações fornecidas pelas empresas aéreas. É possível fazer a localização por número, voo ou aeroporto. Com opções de idioma para inglês e espanhol, a ferramenta visa a atender também o usuário estrangeiro.
Recursos extras incluem saber a distância entre o local do usuário e o aeroporto onde se deseja ir, checagem de condições do tempo e compartilhamento de informações por SMS, e-mail, Facebook ou Twitter. A navegação e a interface não são muito intuitivas e é preciso usar algumas vezes até se habituar. Disponível para iOS e Android.
Fonte: Portal Nexo
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...