Desafios de C&TI são apresentados ao ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha
INTPq recebeu na manhã desta sexta-feira, 14, o ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, para discutir problemas e propor soluções para a ciência e tecnologia paulista. Entre os principais assuntos tratados, os presentes destacaram o sucateamento dos Institutos e Fundações públicas de pesquisa do Estado de São Paulo.
Para Régis Norberto, presidente do SINTPq, o encontro deixou claro a ausência de políticas para o setor e a perda do caráter público e social da pesquisa no Estado. “Nós, trabalhadores, discutimos há muito tempo a importância da valorização da ciência e pesquisa pelo poder público. Mas em São Paulo, infelizmente, estamos na contramão e o resultado disso é a precarização dos recursos humanos e a enorme perda de capital científico que o Estado vive hoje”, afirma.
Mais uma vez, o SINTPq foi escolhido como local para discussão do setor no Estado, reforçando assim sua contribuição com o debate para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.
Participaram do encontro também entidades ligadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico e parlamentares que atuam constantemente junto ao SINTPq na defesa de políticas para C&T, como o vereador por Campinas Pedro Tourinho, o deputado estadual Carlos Neder e os deputados federais Renato Simões, Newton Lima e Carlos Zarattini, todos do PT.
Padilha afirmou que durante sua gestão no Ministério da Saúde uma das prioridades foi a integração e investimentos em tecnologias para a saúde e que discutir os problemas enfrentados pelo setor e propor soluções é fundamental para o desenvolvimento do país e para melhorias na qualidade de vida de toda a população.
No encontro foram abordados ainda temas como a utilização de softwares e mídias livres na inclusão digital, tecnologias sociais e de inovação e a necessidade de tratamento igualitário aos trabalhadores em atividades diretas e indiretas de ciência e tecnologia.
Frente Parlamentar
No próximo dia 13 de março será lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo. De acordo com o deputado Carlos Neder, a Frente irá proporcionar um espaço de debates quanto à realidade dessas instituições, ao trabalho por elas desenvolvido, seus principais desafios e a necessidade de apoio para que se fortaleçam e cumpram sua missão.
O SINTPq é uma das entidades que desde 2013 atuam na construção da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...