Em conversa com o ministro do trabalho, SINTPq defende ações pela redução de jornada
Luiz Marinho respondeu aos apontamentos do SINTPq defendendo a redução de jornada
Na última sexta-feira, dia 15/09, o ministro do trabalho Luiz Marinho esteve em Campinas para uma série de agendas com o movimento sindical. O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, acompanhou as atividades e dialogou com o ministro. Em sua conversa com Luiz Marinho, Porsani enfatizou a necessidade da redução de jornada ser pautada pelo ministério e pelo Governo Federal junto ao congresso e a sociedade.
"Alertei o ministro sobre a importância do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acompanhar os estudos sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. É fundamental que o MTE encampe propostas como a semana de 4 dias de trabalho, que traz benefícios na promoção do trabalho decente e na redução do sofrimento mental", afirmou o presidente do SINTPq após sua conversa com Luiz Marinho.
Ao longo do dia, o ministro visitou o Sindicato dos Químicos Unificados e o Sindicato dos Eletricitários. No início da noite, um ato no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região encerrou as atividades. Em suas falas para as lideranças sindicais presentes, Luiz Marinho respondeu aos apontamentos do SINTPq defendendo a redução de jornada e cobrando que o movimento sindical defenda essa pauta nas ruas.
Luiz Marinho também enfatizou a urgência de se reconstruir o MTE em Campinas, após anos de sucateamento nos governos Temer e Bolsonaro. Para isso, ele destacou a necessidade de se fortalecer as Agências e Superintendências Regionais do Trabalho.
Veja também

Luta do SINTPq pela redução de jornada consegue primeiros resultados
06/12/2023Desde 2021, o SINTPq vem abordando fortemente a questão da redução de jornada em suas ...

Pesquisa do IBGE mostra que 7,4 milhões de pessoas exerciam teletrabalho em 2022
26/10/202325,8% dos ocupados no setor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas ...

"O que está em jogo é um direito social fundamental", diz presidente dos Metroviários sobre privatizações em SP
25/10/2023No dia 3 de outubro, uma greve impactou o transporte público e serviços essenciais em ...