SindCast #54 - Escala 4x3 | Com José Dari Krein
Especialista analisa os impactos da jornada 4x3
A proposta de reduzir a jornada de trabalho para quatro dias por semana, com três dias de folga, tem ganhado força no Brasil, impulsionada por debates sobre bem-estar, produtividade e justiça social. A chamada escala 4x3, defendida por sindicatos e organizações sociais, divide opiniões e promete acirrar a discussão sobre o futuro do trabalho no país.
Em entrevista ao podcast Sindicast, o diretor Pedro Martins, entrevistou o especialista José Dari Krein, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dari, especialista em Economia Social e do Trabalho, com doutorado e mestrado pela Unicamp e graduação em Filosofia pela PUC Paraná, defendeu a medida, argumentando que ela pode trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. "As experiências internacionais mostram que a redução da jornada de trabalho tende a impulsionar a produtividade", afirmou Krein. "As empresas acabam não perdendo com a redução, pelo contrário, podem até ganhar".
Krein ressaltou que a redução da jornada é uma forma de redistribuir os ganhos de produtividade e a riqueza gerada na sociedade, que historicamente têm sido apropriados pelos donos das empresas. "Está na hora da gente começar a reverter isso, todas essas inovações tecnológicas e o aumento da produtividade têm que ser revertidos em favor dos trabalhadores e da sociedade" disse o especialista.
A proposta, no entanto, enfrenta resistência de setores conservadores, que argumentam que a medida pode prejudicar a economia, aumentar os custos das empresas e dificultar a adaptação, especialmente das micro e pequenas empresas. Krein rebate esses argumentos, afirmando que eles são falaciosos e que a economia tem capacidade de se reorganizar para absorver a mudança, e cita exemplos de outros países que adotaram a redução da jornada.
O debate sobre a redução da jornada de trabalho deve continuar nos próximos anos, à medida que o mundo do trabalho passa por transformações cada vez mais rápidas. A forma como o Brasil irá lidar com essa questão terá um impacto significativo na vida de milhões de trabalhadores e na economia do país.
Assista no Youtube:
Assista no Spotify:
Veja também

Conheça as tecnologias nucleares desenvolvidas na Amazul
02/06/2022O episódio 43 do SindCast explica o que é e qual a finalidade do RMB ...

Pesquisadora do CNPEM explica como materiais brasileiros reduzem custos na pesquisa científica
22/03/2022No episódio 40 do SindCast, a pesquisadora do CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia ...

SindCast aborda as dificuldades enfrentadas por PCD
23/04/2021A inclusão de PCD’s no mercado de trabalho é um tema de extrema importância e ...